Cultura

27 de março celebra o Dia Mundial do Teatro

  • Gabriel Leal
  • 27/03/2024 17:55
1259129708660487ef889fd7.77519553.jpg

Foto: Prefeitura de Capinzal

O dia 27 de março é marcado pela comemoração mundial em decorrência do teatro.

A presente data foi aderida em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, visando além de salientar a modalidade, destacar a importância das artes cénicas na sociedade.

O Teatro surgiu por volta do século VI, antes de Cristo, onde realizavam-se encenações direcionadas a rituais em louvor ao Deus mitológico Dionísio.

Divindade esta relacionada na época a fertilidade, vinho, alegria, diversão, entre outros.

O conceito de teatro dá-se pela arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades que visam apresentar situações e aflorar sentimentos e reflexões para os expectantes.

A palavra “teatro” é de origem grega, chamada “teatron”, que significa “o lugar para olhar”.

O seu pragmatismo exerce grande papel no selamento de vínculos civilizatórios, de modo a atenuar a distância entre pessoas, além de aprimorar a expressão falada e corporal dos agentes envolvidos, bem como o reconhecimento das diversas personalidades, estilos e culturas de agentes que estão em nosso entorno.

Em entrevista a reportagem da Capinzal FM, o professor de teatro de Capinzal, Kleber Ribeiro, expressa a importância do movimento acerca da instauração do desenvolvimento social, de modo a instigar a soberania das qualificações que o praticante possui, desenvolvendo-o por completo.

De acordo com ele, o teatro é uma troca de compartilhamentos de vivências e histórias e fazer disto uma grande arte.


Enquete