Agricultura

Agricultores do município de Capinzal recebem auxílio do Estado em razão dos déficits causados pelas chuvas de 2023

  • Gabriel Leal
  • 31/01/2024 17:36
126202527965baaf76ebe5b1.57441037.jpg

Os meses de Outubro e Novembro de 2023 foram marcados pela alto volume de chuvas, gerando diversos problemas para agricultura local. Diante disso, a Secretaria do Estado de Agricultura de Santa Catarina promoveu programas que visavam diminuir esses déficits.

Vilmar Rech, Engenheiro Agrônomo da Epagri de Capinzal detalha essa iniciativa. De acordo com o mesmo, esses programas foram lançados no final do ano de 2023, e, executados no município no início de 2024. O principal programa desenvolvido em Capinzal foi o de subsídios de 3% de juros com custos pecuários e agrícolas, oriundos, dos financiamentos de agricultores.

Em Capinzal, a cota do programa foi encerrada na última semana, onde foram beneficiados 26 agricultores com valor aproximado de R$ 900.000,00 de custeio agropecuário e agrícola. No momento do vencimento dos seus respectivos financiamentos os produtores receberão a devida porcentagem.

No município de Campos Novos, especialmente no distrito da Barra do Leão, ainda está aberto o programa, em razão do valor destinado ser maior. Rech deixa o convite para os agricultores que efetuaram o financiamento do PRONAF a deslocarem até a EPAGRI e solicitarem o devido subsídio até a próxima semana. Serão solicitados documentos expedidos pelas instituições bancárias.

O engenheiro destaca a importância do movimento, considerando a limitação dos recursos do estado, mas, auxiliando na atenuação dos juros dos financiamentos.


Enquete