Entidades

APAE de Capinzal completa 54 anos de fundação

  • Gabriel Leal
  • 05/04/2024 18:08
126542012966106851ae6fb3.67304876.jpg

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, promovendo a prevenção, proteção à situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social deste público, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal completa nesta sexta-feira (05), 54 anos de atuação em solo capinzalense, prestando atendimentos também as cidades de Ouro, Zortéa e ao Distrito da Barra do Leão, de Campos Novos.

De acordo com a diretora da associação, Josiane Calegari, a APAE iniciou suas atividades em 05 de abril de 1970 em uma antiga sala do Grupo Escolar Belisário Pena. A sua primeira educadora foi Maria Espada que lecionava para seis alunos.

Com o passar do tempo, o ambiente escolar evoluiu consideravelmente. Atualmente, a associação conta com 126 alunos, e um quadro de 17 professores, todos, com formação na área, além de especialização e cursos de aperfeiçoamento, junto a outros 5 educadores de disciplinas específicas, como, artes, informática, educação física, música e psicomotricidade.

O atual espaço físico está com capacidade máxima atingida. Atualmente, cinco alunos aguardam na fila de espera para serem avaliados visando ingressarem na associação.

Josiane revela que a continuidade do trabalho só é possível de ser exercida em razão através das parceiras que foram a APAE continua selando, com a Federação Catarinense de Educação Especial, através do governo do estado de Santa Catarina, além do Programa Gente Social e Prefeituras Municipais de Capinzal, Ouro e Zortéa.

Durante o intervalo das atividades no período desta manhã, um momento lúdico foi preparado visando comemorar a passagem do aniversário, através de rodas de conversas, destacando a história e o relato de alunos perante a entidade.


Enquete