Educação

Capinzal e Campos Novos aguardam definição da instalação do novo campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

  • Gabriel Leal
  • 22/02/2024 17:44
134349068465d7b2310ea891.76160291.jpg

Os municípios de Capinzal e Campos Novos aguardam com extensas expectativas a definição do local de implantação da nova unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  Com 22 campus no Estado, a instituição realiza atuação na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O movimento faz parte da instalação de três novos centros do IFSC que serão inseridos em território catarinense. Nesse raciocínio, as administrações de Capinzal e Campos Novos apresentaram um plano de trabalho, destacando indicadores educacionais municipais, bem como as suas aptidões para o recebimento do campus, e efetuaram o encaminhamento dessa produção ao Governo Federal através do Deputado Federal Pedro Uczai, juntamente com lideranças regionais.

Vale ressaltar que o pleito tem por objetivo ampliar a qualificação do ensino em ambos os municípios, trazendo oportunidades para toda a região. Nesta perspectiva, o Deputado assegura que a cidade não contemplada com o campus, irá receber emendas parlamentares para a promoção de cursos de extensão com caráter técnico.

É importante dizer que o Deputado Federal Pedro Uczai explicou para ambas as administrações a necessidade de ausência quanto a disputas entre ambas, assegurando que as ações giram entorno do bem regional.

A vice-prefeita de Capinzal, Noemia Bonamigo Pizzamiglio, que exercia o comando do Executivo quando inicializou as tratativas perante ao tema, revelou que existem diversas expectativas imersas a possibilidade do feito, ressaltando a cooperação da administração capinzalense na evolução educacional a nível regional.

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira também impeliu convergência a manifestação de Noemia, entendendo que independente da cidade contemplada com a instalação, quem tem a ganhar é a região.


Enquete