Saúde

Capinzal intensifica combate à dengue com aplicação de fumacê no Loteamento Santa Terezinha

  • Jardel Martinazzo
  • 09/04/2024 10:26
958310856661542b22d3b97.48580940.jpg

Na manhã desta terça-feira (09), a Prefeitura de Capinzal, por meio da Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica, promoveu uma ação de fumacê no Loteamento Santa Terezinha, área que tem apresentado múltiplos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Segundo Rayane de Andrade, agente de endemias, a intervenção na região se justifica pela alta incidência de focos e casos da doença, que, na última sexta-feira (05), atingiu 33 pessoas em toda a cidade.

A técnica empregada envolve o uso de uma bomba costal que dispersa uma "nuvem de fumaça" contendo um inseticida eficaz na eliminação de mosquitos adultos.

Os moradores foram instruídos a deixar as portas e janelas abertas para permitir que a fumaça penetrasse nas residências e atingisse os mosquitos. É importante ressaltar que o inseticida utilizado não representa riscos à saúde das pessoas.

As ruas beneficiadas com a aplicação do fumacê foram: Geraldino Firmo Almeida, Emilio D’Agnoluzzo, Emílio Barison e Sérgio Sufredini. Rayane destacou que a ação começou no Loteamento Santa Terezinha, mas poderá ser estendida para outras áreas da cidade, conforme a necessidade.

Além do fumacê, a equipe continua atuando com o bloqueio de transmissão, que envolve visitas às residências de pessoas com suspeita da doença. Nesse processo, verifica-se a existência de possíveis criadouros do mosquito e realiza-se a limpeza adequada.


Enquete