Educação

Empossados novos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de SC

  • Osmair Schiavini Gomes
  • 31/01/2024 18:50
108213008165bac10053b446.13153644.jpg

Diretores das escolas de Capinzal e Ouro também tomaram posse

Mais um passo foi dado na busca de reaproximar as famílias e as escolas estaduais de Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 31, na cidade de Lages, o governador Jorginho Mello deu posse aos 1046 novos diretores da rede estadual dos 295 municípios para os próximos quatro anos.

Entre os empossados estão as diretoras das escolas de Capinzal e Ouro: Lilian Gotardo (Escola de Educação Básica São Cristóvão, Juvane Bazo Pereira (Escola Belisário Pena, Adriane Franke (Escola Mater Dolorum), André Martinazzo (Escola Prefeito Silvio Santos) e Fábio Coroneti (Escola Frei Crespim). Os gestores estiveram acompanhados da Coordenadora Regional de Educação da 7ª Coordenadoria Regional de Joaçaba.

 “Eu estou muito esperançoso com esse timaço de diretores que foram eleitos democraticamente para falar de educação e não para falar de política dentro da escola. O envolvimento da família foi o diferencial. Eu vim aqui para dar um abraço em todos eles e desejar que esse ano seja um ano de muito trabalho e de muito aprendizado para os alunos”, comemorou o governador.

O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Além disso, a data da votação foi estendida para dois dias, sendo um deles o domingo, possibilitando que aqueles pais ou responsáveis que trabalham em dia letivo pudessem votar tranquilamente na data que não atrapalhasse sua agenda de trabalho.

“Esperamos que essa renovação dos diretores, que esse entusiasmo de todos eles e a renovação daqueles que continuam, que são em torno de 300, possam dar as nossas escolas um novo dinamismo, novo entusiasmo para que Santa Catarina tenha nos próximos anos o melhor ensino do nosso país, que é a nossa meta”, comentou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Os resultados deste processo surtiram efeitos positivos: mais de 54% das escolas atingiram o quórum mínimo eleitoral. Nas escolas em que não houve interessados para a proposição do plano de gestão escolar ou que não atingiram o quórum mínimo eleitoral, ocorreu a nomeação pelo Governo do Estado, após indicação pelas coordenadorias regionais de educação. A escolha desses diretores seguiu os critérios técnicos e minuciosa análise qualificada a fim de designar profissionais de educação com o mais alto gabarito para a gestão das unidades escolares.

Os diretores empossados irão atuar no quadriênio 2024 – 2027, quando colocarão seus Planos de Gestão Escolar em prática. Os trabalhos serão acompanhados pela SED por meio de indicadores que irão avaliar desde o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes até a estrutura do ambiente escolar. A cerimônia contou também com a presença de representantes da Comissão Estadual de Gestão Escolar e das 37 Coordenadorias Regionais de Educação.

Créditos: Secom/Capinzal FM


Enquete