Educação

Formandos de 1991 do Mater Dolorum se reuniram para relembrar os tempos de escola

  • Gabriel Leal
  • 13/02/2024 14:15
76920098165cba41ad97a23.91483271.jpg

Na tarde do último sábado (10), os formandos de 1991 da Escola Mater Dolorum se reuniram em um estabelecimento da Cidade Alta de Capinzal para relembrar momentos marcantes inclusos as suas vivências na mencionada época.

Compareceram na iniciativa oito ex-alunos. Lembranças, afeto e descontração marcaram o encontro.

Jairo Dalavechia, explica que a iniciativa ocorreu em razão de um grande jantar promovido no ano em que a turma completou duas décadas após a formação. E, a partir do fato, definiu-se que de cinco em cinco anos, outros encontros seriam promovidos. Não obstante, durante o intervalo entre esse período, anualmente, nas vésperas de carnaval, uma confraternização é realizada. Dalavechia explica que o momento não abrangeu todos os ex-alunos em razão de muitos não residirem no município de Capinzal.

Jairo destaca que diversas alterações foram consumadas no setor da educação durante esses 33 anos, bem como o comportamento dos alunos em sala de aula. De acordo com ele, a sala de aula era um local de estudos, e as descontrações eram efetuadas no lado externo. Ele expressou que a segurança da escola era realizado pelo porteiro, cujo a sua principal atribuição era controlar a entrada e saída de alunos do local. Entretanto, atualmente, se faz necessário a presença de agentes armados.

A forma de comunicação entre os alunos também foi assunto mencionado por Jairo. De acordo com ele, para marcar uma festividade entre os mesmos, era necessário discutir-se por uma semana, definindo todos os detalhes. Atualmente, com o auxílio da tecnologia isso é resolvido em questão de minutos.

O tratamento atribuído ao professor também foi relatado por Dalavechia. Segundo o mesmo, em sua época, o educador era visto como uma autoridade, mas, com o passar o tempo, tal conceito se enfraqueceu, em razão do amplo amparo que a lei oferta aos alunos. Ainda assim, salientou que atualmente, os alunos possuem diversos direitos, e o professor, inúmeros deveres, prejudicando o andamento da educação.

O comparativo entre a dificuldade de acessar a educação naquele período e a grande taxa de evasão escolar nos últimos anos também foi ponderado por Dalavechia. Ele expressou que antigamente para se ter um bom rendimento financeiro, era necessário abrir uma grande empresa, com diversos funcionários. Entretanto, atualmente, com a presença da internet, é possível obter uma boa qualidade de vida em termos financeiros, sem possuir uma boa base escolar.  


Enquete