Legislativo

Juventude de Capinzal preparada para assumir: Vereadores da Câmara Jovem recebem formação e se preparam para tomar posse

  • Gabriel Leal
  • 26/04/2024 18:18
688621142662c1b79ec6f41.72801888.jpg

O Plenário da Câmara de Vereadores de Capinzal recebeu na tarde desta sexta-feira (26), os 11 vereadores que irão compor o projeto Câmara Jovem, promovido pelo Poder Legislativo capinzalense.

O ato contempla a presença de estudantes de instituições da rede municipal e estadual de ensino que estejam inclusos a modalidade do ensino fundamental, compreendendo as turmas do 5º até o 9º ano.

O movimento desta tarde foi de apresentação e preparação dos jovens vereadores para que possam desenvolver as atividades da pasta com início no dia 30 de abril, às 14h, através de suas devidas posses na mencionada data. Os trabalhos foram conduzidos pela Doutora Talita da Silva Bauer, assessora da mesa diretora do legislativo e coordenadora da Câmara Jovem.

Também foram nomeados através de votação os agentes que desempenharão algumas funções específicas, existentes do Legislativo adulto, sendo, os cargos de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Vale ressaltar que a definição do presidente ocorreu através do vereador com maior idade, conforme regimento.   

A composição da Casa Legislativa Jovem segue a seguinte ordem:

- Presidente: Isadora Gonçalves Pereira – Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing;

- Vice Presidente: Lisbeidys Nazareth Aguilera Martinez – Escola de Educação Básica Belisário Pena;

- Primeiro Secretário: Eric Schuastz – Escola de Educação Básica São Cristóvão;

- Segundo Secretário: Luiza Surdi - Escola de Educação Básica Belisário Pena.

Além dos vereadores, Ana Julia Bonamigo e Kyara Vitoria, da Escola Municipal Ivo Silveira, seguidos, por Aghata Vitória Schrerer Oliveira, representando a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, assim como, Gregory Vite da Silva Machado, da Escola de Educação Básica São Cristóvão, além de Guilherme Michelotto Modena, representando a Escola Municipal Viver e Conhecer.

Em entrevista a reportagem da Capinzal FM, Talita da Silva Bauer explica que a iniciativa foi iniciada neste ano em fevereiro, seguida do período eleitoral dos jovens em suas respectivas escolas, seguido da apresentação dos representantes. Ainda, ela lamenta que algumas entidades de ensino optaram por não participar.

Não obstante, a doutora ressalta a importância deste trabalho que é desenvolvido desde o ano de 2011. Entretanto, a mesma enfatiza que esta edição terá efetividade, tendo em vista a presença de capacitações e trabalhos de formação que os vereadores terão acesso.   

Por fim, Giovan Volff, coordenador da Escola de Educação Básica São Cristóvão também reverbera a relevância da iniciativa, tendo em vista que ambos os representantes da entidade cursam o sétimo ano do fundamental e a partir disto, a inclusão destes adolescentes é de suma importância para a construção de uma sociedade saudável, entendo os trâmites inclusos as melhorias coletivas.     


Enquete