Religião

Missa da Vigília Pascal conta com grande público na Igreja Matriz

  • Gabriel Leal
  • 31/03/2024 00:33
12413653836608daa25915e0.65688489.jpg

Foto: Leandro Pazza e Edione Panisson Rosset

As celebrações direcionadas ao Tríduo Pascal que iniciariam no dia 28 de março, quinta-feira, foram encerradas na noite deste sábado (30), com a Missa da Vigília Pascal, juntamente da tradicional benção do fogo e da água.

A missa foi presidida pelo Pároco Frei Justino Fenix Stolf e com liturgia da comunidade da Matriz.

O ato iniciou no lado externo da Matriz, diante de uma espécie de fogueira, utilizada no ato celebrativo da benção do fogo, posteriormente a isto, o Círio Pascal foi acesso, repleto de extensa alegria. Entende-se que a partir deste momento, a luz divina guiava os fieis

Com o Círio Pascal acesso, o mesmo é conduzido ao interior da Igreja, seguido pelos fieis.

As velas dos ministros foram acesas com o fogo do Círio Pascal, que foram utilizadas para acender aos demais paroquianos, logo, a Igreja foi iluminada pela elevada quantificação de luzes oriundas do fogo.

Durante a liturgia, salienta-se que Cristo é a luz que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança e ódio.

Após isto, com o soar do sino e o acender das luzes é proclamada a ressurreição de Cristo, seguida coma benção da água alinhada a renovação de promessas do Batismo.

Sucessivamente, segue-se a liturgia eucarística celebrando a Ressurreição de Cristo.

Também conhecida como “Sábado de Aleluia”, esta é a mais importante de todas as celebrações cristãs, exatamente pela comemoração voltada a ressureição de Cristo.

As celebrações continuam neste domingo, com início às 6h, no morro de Renato Masson, em Linha Sagrado, interior de Ouro.

Já as 08h30min, celebração na Igreja Matriz, além das 18h no mesmo local.


Enquete