Geral

Pela segunda vez, Pesquisa Humanizadas reconhece a Irani como rating A

  • Capinzal FM
  • 20/02/2024 16:23
108757008665d500de6a4b03.00057521.jpg

Resultado revela a companhia como uma das empresas de alto nível de qualidade nas relações com seus múltiplos stakeholders

 

Pela segunda vez, a Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida pela Pesquisa Humanizadas como uma das empresas de alto nível de qualidade nas relações com seus múltiplos stakeholders. Em 2023, mais de 1 mil pessoas participaram diretamente da avaliação, resultando na conquista do índice A, que representa um estágio de maturidade acima do mercado, com relações saudáveis e o aprimoramento constante da geração de valor aos públicos de relacionamento da companhia.

 

O levantamento foi realizado pela Humanizadas, startup de ciência e tecnologia que tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade e performance nos negócios. As organizações avaliadas são classificadas em ratings com 11 níveis evolutivos - AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E), sendo o primeiro mais desenvolvido e o último menos desenvolvido.

 

Para a Irani, de acordo com o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, esse reconhecimento é importante porque a pesquisa indica a percepção de diversos públicos com os quais a empresa se relaciona e a qualidade dessas relações. "O levantamento contribui diretamente para identificarmos o nível da nossa gestão, a nossa cultura organizacional e a reputação da nossa marca", ressalta Fabiano.

 

O executivo destaca ainda que a classificação no rating A é reflexo das ações desenvolvidas pela Irani, como a execução do plano estratégico do ciclo 2021-2030, o avanço nos compromissos ESG, o ciclo de investimentos no desenvolvimento de pessoas e na modernização e expansão dos negócios da Plataforma Gaia, além dos impactos positivos nas comunidades do entorno

 

A metodologia de avaliação da Humanizadas utiliza quatro diferentes fontes de dados que são analisados:

 

1 - Percepção dos stakeholders: opiniões, atitudes e sentimentos que as pessoas possuem sobre a organização e são transformados em indicadores (ex.: índice de bem-estar).

 

2 - Indicadores ESG: métricas que revelam o desempenho da organização em critérios quantificáveis (ex.: volume de emissões de gases de efeito estufa).

 

3 - Práticas ESG: ações e políticas adotadas pela organização (ex.: políticas de governança e consulta aos stakeholders).

 

4 - Análise de dados públicos: indicadores auditados pela Humanizadas sobre os impactos da organização nos últimos 10 anos (ex.: flags de risco e impacto).

 

“A classificação da Irani no rating da Humanizadas reflete o seu compromisso constante em desenvolver e cultivar relações saudáveis, buscando gerar valor compartilhado para todos os seus stakeholders. A Irani se destaca através da excelência nas práticas de gestão e no avanço dos compromissos ESG. É uma honra reconhecer uma empresa que mostra que é possível o desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico, destaca Cássia Messias, co-CEO da Humanizadas.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Créditos: Divulgação


Enquete