Polícia

Prefeito e vereadores são presos em SC; estado soma 19 chefes de executivo detidos

  • Jardel Martinazzo
  • 16/04/2024 09:06
1832478048661e69fd4bb353.01857678.avif

Prefeito Luis Gustavo Cancellier — Foto: Prefeitura de Urussanga/Divulgação/Arquivo

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier (Progressistas), e dois vereadores foram presos preventivamente nesta terça-feira (16) na segunda fase da Operação Terra Nostra. Com ele, Santa Catarina soma 19 chefes de executivo detidos em dois anos (veja a lista mais abaixo).

Um ex-servidor comissionado também foi detido na ação desta terça. A investigação apura os crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso indevido da renda pública e contratação direta fora das hipóteses legais.

Segundo a Polícia Civil, o agora ex-servidor comissionado pediu exoneração do cargo na sexta-feira (12). O g1 tenta contato com a defesa dos investigados e a prefeitura.

Operação em Urussanga

A primeira fase da operação aconteceu em março, quando os policiais investigavam a aquisição de um imóvel, por parte de executivo municipal, com valor, ao que tudo indica, superfaturado. Com o avanço da apuração, a polícia descobriu que ao menos duas propriedades foram compradas dessa forma.

As investigações seguem para identificar novos suspeitos no esquema. As penas dos delitos investigados, se somadas, podem chegar a 33 anos de reclusão.

Cancellier havia sido afastado do cargo em 20 de maio de 2021, como parte das investigações da Operação Benedetta, da Polícia Federal, que apura supostas irregularidades na pavimentação do município. Ele voltou ao posto em 2022, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Atualmente, o prefeito é presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Em nota, a entidade disse que "antes de qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto, como a associação não teve acesso aos autos, nem foi comunicada oficialmente, nesse momento irá aguardar os desdobramentos antes de emitir qualquer manifestação".

Prefeitos presos em Santa Catarina

Dezesseis prefeitos foram detidos em decorrência da operação Mensageiro, que investigou um esquema envolvendo corrupção em contratos de limpeza urbana em cidades de várias regiões do estado.

O prefeito de Barra Velha (SC), Douglas Elias Costa (PL), foi detido na operação Travessia, deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Ari Bagúio (PL), de Ponte Alta do Norte, foi preso em uma ação que apura um suposto esquema envolvendo serviços de limpeza no município.

Gustavo Cancellier (PP)

Ari Bagúio (PL), de Ponte Alta do Norte

Douglas Elias Costa (PL), de Barra Velha

Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva

Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul

Antônio Ceron (PSD), de Lages

Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo

Marlon Neuber (PL), de Itapoá

Joares Ponticelli (PP), de Tubarão

Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Corupá

Deyvisonn de Souza (MDB), de Pescaria Brava

Armindo Sesar Tassi (MDB), de Massaranduba

Adriano Poffo (MDB), de Ibirama

Adilson Lisczkovski (Patriota), de Major Vieira

Patrick Corrêa (Republicanos), de Imaruí

Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), de Três Barras

Luiz Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim

Alfredo Cezar Dreher (Podemos), de Bela Vista do Toldo

Felipe Voigt (MDB), de Schroeder

 

Créditos: Portal G1


Enquete