Saúde

Remessa com 29 mil doses da vacina contra a Dengue chegam em Santa Catarina

  • Gabriel Leal
  • 22/02/2024 15:27
34065036065d793d6bb3a12.38671835.jpg

Foto: Ricardo Trida / SECOM

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 21, e outras 14.100 doses chegaram na horas seguintes somando 29.100* na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira, 22.

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.

“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta a secretária.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

Os municípios contemplados foram: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul.

Créditos: ASCOM | SES


Enquete