Segurança

Reunião entre autoridades e entidades aborda segurança pública em Capinzal e Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 11/04/2024 11:14
14206264086617f276932e71.25964562.jpg

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira (11), uma reunião conjunta entre as polícias civil e militar, representantes de entidades locais e administrações municipais de Capinzal e Ouro foi realizada no gabinete do prefeito Nilvo Dorini.

O encontro, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, contou com a presença de membros da Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPECO), da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP) e equipes das secretarias de assistência social e do Corpo de Bombeiros. Também participaram o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Major Vilmar Rosa e o delegado regional de Polícia Civil, Gilmar Bonamigo.

Elena Dalavechia, presidente da CDL, explicou que o objetivo principal da reunião foi esclarecer dúvidas e discutir o papel das forças de segurança na comunidade, especialmente no que diz respeito à proteção do comércio local, diante das mais variadas situações.

Durante o encontro, as entidades e administrações locais reivindicaram um aumento no efetivo tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, enfatizando a importância de uma maior atenção à segurança pública. O prefeito Nilvo Dorini anunciou que um documento contendo as demandas discutidas será encaminhado ao Governo do Estado.

O Major Vilmar Rosa destacou a produtividade da reunião, ressaltando que as forças de segurança tiveram a oportunidade de esclarecer questões e discutir ações para garantir um ambiente mais seguro para a comunidade. Ele garantiu a implementação de algumas ações junto com a comunidade e os empresários.

Já o Delegado Regional, Gilmar Bonamigo, apontou que durante a reunião foram discutidas diversas situações e questionamentos sobre a atuação das autoridades policiais, além de ser solicitada a possibilidade de abertura de um posto de atendimento da Polícia Civil para realização de flagrantes no próprio município. Ele esclareceu que atualmente o procedimento é feito em Joaçaba devido à falta de efetivo.

Bonamigo também confirmou a ausência novamente de um delegado titular na Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Capinzal. A delegada Fernanda Gehlen da Silva foi promovida, deixando a função vaga. Nos próximos 60 dias, o delegado da DPCAMI de Joaçaba acumulará a função, conforme destacado pelo delegado regional Gilmar Bonamigo, que ressaltou a dificuldade enfrentada com a escassez de delegados na região.


Enquete