Bombeiros

Treinamento de resgate em altura na Igreja Matriz de Capinzal prepara Bombeiros de SC para o Rope Days 2024

  • Jardel Martinazzo
  • 26/04/2024 16:17
440806142662bf885b826d4.90938247.jpg

Fotos: Capinzal FM - Douglas Varela

Maior evento de salvamento em altura da América Latina ocorre no mês de julho em São Paulo.

Bombeiros Militares de Santa Catarina se preparam para o Rope Days 2024, o maior evento de resgate em altura da América Latina, que acontecerá nos dias 16 e 18 de julho em São Paulo. Como parte desse preparo, uma equipe de oito bombeiros, incluindo o comandante da 3ª Companhia de Capinzal, Tenente Robson Fermiano, participou de treinamentos em diferentes cenários em Capinzal e Joaçaba.

Na quinta-feira (25), o treinamento envolveu resgate em árvore na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, em Capinzal, na ponte do Contorno Viário, entre Ouro e Campos Novos, e em um prédio em construção na cidade de Joaçaba, simulando o resgate de um pintor em altura.

Já nesta sexta-feira (26), o foco foi o treinamento de resgate em altura na igreja Matriz São Paulo Apóstolo, em Capinzal. O Tenente Fermiano, comandante da equipe, destacou a complexidade desse treinamento, que incluiu resgate com tirolesa e maca, seguindo rigorosas diretrizes de resgate, preparando os bombeiros para situações reais e a competição.

No primeiro momento o treinamento e simulação ocorreu na parte externa e em seguida na parte externa da matriz. 

Fermiano destaca que embora a competição não seja o principal foco, ela motiva a equipe a se preparar e treinar, o que se reflete no atendimento à população. O comandante ressaltou a importância de ter bombeiros mais capacitados e preparados, que possam compartilhar conhecimentos adquiridos com outras equipes e trazer novas técnicas e materiais para Santa Catarina.

Quanto à escolha do local de treinamento, o comandante mencionou que a competição provavelmente ocorrerá no centro histórico de São Paulo, onde há edificações antigas e complexas, semelhantes à igreja matriz. Fermiano agradeceu o pároco Frei Justino Stolf por ter cedido o espaço para o trabalho.  

Além do treinamento na igreja, estava programado para hoje um treinamento de resgate em espaço confinado em uma galeria desativada no Loteamento Recanto dos Pássaros, seguido por um resgate com escada na torre de salvamento em altura no quartel do Loteamento Colina.

 

 

 

 


Enquete