No ar

Programação indisponível

A CAMINHO DA PÁSCOA

A CAMINHO DA PÁSCOA

Dentro de poucos dias, entraremos na caminhada para a festa da Páscoa, ponto culminante de todo o ano litúrgico. Não se trata de uma mera repetição daquilo que fazemos todos os anos. O cristianismo não é uma religião na qual caminhamos num círculo fechado. Voltamos, sim, aos mesmos acontecimentos salvíficos, mas caminhamos numa espiral que nos conduz sempre mais para frente e para o alto na direção do abraço infinito do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

A Igreja crê, firmemente, que a celebração dos mistérios da salvação não apenas recorda, mas faz presente as ações de Deus em favor da humanidade. Assim, a Páscoa é a presença do amor supremo de Deus no dom que Jesus faz de sua vida para o resgate de todos. Páscoa é celebração da morte, ressurreição e glorificação de Jesus. É presença eficaz de sua vitória sobre o pecado e a morte. Mas Páscoa é, também, nossa participação na vitória de Cristo através do Batismo. Neste sacramento nós morremos com Jesus para o pecado e ressurgimos com ele para uma vida nova na graça de Deus, no amor. A Igreja crê que a eficácia dos sacramentos reside no poder de Deus que se manifestou vitorioso na ressurreição de Jesus e no dom do Espírito Santo que nela permanece sempre. Sem esta iniciativa e atuação da graça de Deus, os sacramentos não teriam poder de realizar o que eles significam. Por outro lado, a Igreja está convicta da necessidade da participação ativa de quem recebe os sacramentos para que eles produzam os frutos desejados por Deus na pessoa, na comunidade e na sociedade.

Esta é a razão pela qual a celebração da Páscoa é preparada pelo longo período da quaresma. Este não é um tempo de tristeza. É um período de preparação espiritual intenso: recolhimento, despojamento do supérfluo e valorização do essencial, escuta e meditação da Palavra de Deus, oração, esforço de conversão, tudo para predispor os discípulos de Jesus a receber o dom de Deus. A transformação radical de nossa vida é fruto do encontro da iniciativa de Deus com a resposta do ser humano.

A vigília pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico.

Na dinâmica da quaresma deste ano fomos convidados a fazer a escolha de Deus e seu projeto vencendo com Jesus as tentações (1º Domingo da quaresma), a subir com ele ao monte e contemplar antecipadamente seu ser interior na transfiguração (2º Domingo da quaresma), a acolhê-lo como água viva (3º Domingo da quaresma), a aceitá-lo como a verdadeira luz (4º Domingo da quaresma) e como garantia de ressurreição e vida plena (5º Domingo da quaresma).

A dinâmica da quaresma nos convida a contrariar a sabedoria do mundo que nos propõe a busca de segurança, de satisfação de desejos egoístas, de realização individualista e nos desafia a entrar no esforço de ser para Deus e para o próximo, a fazer de nossa vida uma oblação de amor, a almejar a autotranscendência. Assim viveremos um verdadeiro movimento pascal e a vida será beneficiada, pois quanto mais perto de Deus estivermos mais próximos, também, dos irmãos nós estaremos. Desde já, a todos e todas desejo “Feliz Páscoa”, com a certeza de que “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5,1). Vivamos nosso Batismo, fonte de todas as vocações!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/04/2019 10:17

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]