No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:59 com Jardel Martinazzo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

A CAMINHO DA PÁSCOA

A CAMINHO DA PÁSCOA

Dentro de poucos dias, entraremos na caminhada para a festa da Páscoa, ponto culminante de todo o ano litúrgico. Não se trata de uma mera repetição daquilo que fazemos todos os anos. O cristianismo não é uma religião na qual caminhamos num círculo fechado. Voltamos, sim, aos mesmos acontecimentos salvíficos, mas caminhamos numa espiral que nos conduz sempre mais para frente e para o alto na direção do abraço infinito do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

A Igreja crê, firmemente, que a celebração dos mistérios da salvação não apenas recorda, mas faz presente as ações de Deus em favor da humanidade. Assim, a Páscoa é a presença do amor supremo de Deus no dom que Jesus faz de sua vida para o resgate de todos. Páscoa é celebração da morte, ressurreição e glorificação de Jesus. É presença eficaz de sua vitória sobre o pecado e a morte. Mas Páscoa é, também, nossa participação na vitória de Cristo através do Batismo. Neste sacramento nós morremos com Jesus para o pecado e ressurgimos com ele para uma vida nova na graça de Deus, no amor. A Igreja crê que a eficácia dos sacramentos reside no poder de Deus que se manifestou vitorioso na ressurreição de Jesus e no dom do Espírito Santo que nela permanece sempre. Sem esta iniciativa e atuação da graça de Deus, os sacramentos não teriam poder de realizar o que eles significam. Por outro lado, a Igreja está convicta da necessidade da participação ativa de quem recebe os sacramentos para que eles produzam os frutos desejados por Deus na pessoa, na comunidade e na sociedade.

Esta é a razão pela qual a celebração da Páscoa é preparada pelo longo período da quaresma. Este não é um tempo de tristeza. É um período de preparação espiritual intenso: recolhimento, despojamento do supérfluo e valorização do essencial, escuta e meditação da Palavra de Deus, oração, esforço de conversão, tudo para predispor os discípulos de Jesus a receber o dom de Deus. A transformação radical de nossa vida é fruto do encontro da iniciativa de Deus com a resposta do ser humano.

A vigília pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico.

Na dinâmica da quaresma deste ano fomos convidados a fazer a escolha de Deus e seu projeto vencendo com Jesus as tentações (1º Domingo da quaresma), a subir com ele ao monte e contemplar antecipadamente seu ser interior na transfiguração (2º Domingo da quaresma), a acolhê-lo como água viva (3º Domingo da quaresma), a aceitá-lo como a verdadeira luz (4º Domingo da quaresma) e como garantia de ressurreição e vida plena (5º Domingo da quaresma).

A dinâmica da quaresma nos convida a contrariar a sabedoria do mundo que nos propõe a busca de segurança, de satisfação de desejos egoístas, de realização individualista e nos desafia a entrar no esforço de ser para Deus e para o próximo, a fazer de nossa vida uma oblação de amor, a almejar a autotranscendência. Assim viveremos um verdadeiro movimento pascal e a vida será beneficiada, pois quanto mais perto de Deus estivermos mais próximos, também, dos irmãos nós estaremos. Desde já, a todos e todas desejo “Feliz Páscoa”, com a certeza de que “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5,1). Vivamos nosso Batismo, fonte de todas as vocações!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/04/2019 10:17



Principais Notícias

Publicado em 01/06/2020 10:35 por Jardel Martinazzo

Epagri tem programação on-line para a Semana do Meio Ambiente de 1º a 5 de junho

Todos os anos a Epagri realiza uma semana de atividades para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, [...]

Publicado em 01/06/2020 09:31 por Marlo Matielo

PM registra furto em fruteira na Vila Sete de Julho

Uma fruteira, localizada na Avenida José Leonardo Santos, ao lado da capela na Vila Sete de Julho, foi alvo de furto [...]

Publicado em 31/05/2020 09:26 por Jorge Soldi

Vigilante de granja efetua disparos de arma de fogo para afugentar invasores no interior de Capinzal

Um vigilante precisou efetuar disparos de arma de fogo para afugentar elementos que tentavam invadir uma granja no [...]

Outras notícias

Publicado em 29/05/2020 17:44

VAMOS ELIMINAR A BARRIGA DE TRIGO?

O médico cardiologista norte-americano, William Davis, escreveu o livro [...]

Publicado em 29/05/2020 17:38

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria [...]

Publicado em 29/05/2020 17:00

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o [...]

Publicado em 29/05/2020 16:59

GENGIVITE - O QUE É, E COMO TRATAR ESSE PROBLEMA

A gengivite, como o nome diz, é uma inflamação da gengiva. Ela pode ser [...]

Publicado em 29/05/2020 16:44

APRENDER A APRENDER – PARTE I

Somos seres pensantes e como tal portamos os mais refinados mecanismos e [...]

Publicado em 29/05/2020 16:40

QUAL É O VALOR DA VIDA?

Quanto corre-corre. Viver parece uma 'loucura'. Vivemos em meio a uma pandemia [...]