Jornal A Semana

A nova rotina das famílias diante da pandemia do Coronavírus

  • Douglas Varela
  • 01/04/2020 16:39
12303070485e84f1b7eca7e0.35051812.jpg

A preocupação com o avanço do novo Coronavírus e a determinação do Governo do Estado de Santa Catarina para que as pessoas, sobretudo idosos e crianças, optem pelo isolamento social mudou a rotina das famílias de Capinzal, Ouro e região.

A reportagem do Jornal A Semana buscou entre seus leitores informações relativas a preocupação com a nova doença e como as famílias tem agido diante de um problema tão grave.

__________________________________

Família Pasquali – Distrito da Barra do Leão (Campos Novos)

A pandemia do novo Coronavírus está afetando a todos, seja com a saúde, comércio, turismo entre outros setores, e com a nossa família e empreendimento não foi diferente.
Viemos desde o final do mês de agosto de 2019 atendendo e mantendo contato com o público no pesque pague, e estamos sentindo uma sensação diferente por ficar distante de nossos clientes. Mas é necessário seguir as recomendações do governo de evitar aglomerações de pessoas e proteger a família, funcionários e clientes.
Estamos na Quaresma e a procura e o consumo de peixes aumenta, mas temos que saber que o mais importante para todos nós neste momento é a vida.
Estamos buscando viver essa quarentena da melhor maneira possível, ao lado da família, organizando a casa, tratando os peixes e outros animais da propriedade, estudando, lendo livros, jogando baralho e dominó com os avós, cantando boas músicas, escutando pela Rádio Capinzal e assistindo pela TV as Missas, e principalmente rezando, pois é Quaresma, tempo de jejum, caridade e de saber valorizar ao próximo. Aliás, que com essa pandemia, todos possamos valorizar a família e sempre que puder se visitar.
Desejamos uma boa quarentena e que Deus e Nossa Senhora sempre nos iluminem, logo tudo voltará ao normal!

__________________________________

Família Soares Borges – Linha Pocinhos (Campos Novos)

A quarentena não era algo que se desejasse, mas temos que sempre olhar os fatos pelo lado positivo. Neste sentido, temos vivido dias de aproximação de nossa família, temos desenvolvido mais atividades em casa.
Nossa família tem rezado mais, feito mais refeições juntos, assistido palestras juntos, conversado mais, como tudo na vida nada é só ruim, sempre tem o lado bom e positivo.

__________________________________

Família Susin – Capinzal  

Jamais em nossas vidas imaginávamos passar por um momento tão delicado como os dias de hoje em virtude do COVID 19.
A rotina que antes era de casa para o trabalho e do trabalho para casa, reuniões, compromissos, encontros com familiares e amigos hoje não está sendo possível, pois tivemos que nos adequar a situação em que a população mundial vem enfrentando.
Nossas atividades diárias estão sendo centradas nos cuidados básicos e necessários para juntos superarmos esse drama.
Estamos nos ocupando com tarefas que antes não tirávamos tempo para realizá-las, tal como: diálogo em família, orações e também algumas atividades de distração.
Hoje nosso deslocamento é somente em casos necessários, como ir ao mercado, farmácia e alguma tarefa de forma isolada.
Esse isolamento de certa forma torna-se deprimente, entretanto sabemos da necessidade de contribuirmos no combate à essa Pandemia.
Temos total certeza de que se pensarmos coletivamente, esse momento difícil passará mais rápido para estarmos juntos novamente.
Que Deus abençoe a todos nós!

__________________________________

Adelina Teles Cordeiro da Silva – Transportadora 

Estou me cuidando bastante! 

Trabalho com o transporte de alimentos. A cabine do meu caminhão está bem organizada, faço a higienização frequente e utilizo máscara, luva e álcool gel sempre que preciso sair do caminhão.
Além dessas medidas, no fim de semana deixei de visitar a minha filha e as minhas netas – tenho uma de 02 e a outra de 07 anos – e também a minha sogra justamente para não correr nenhum risco. Sinto saudade, mas neste momento a saúde está em primeiro lugar.
Nas BRs a gente observa quase que somente caminhões se deslocando.
Entendo que essas medidas de isolamento adotadas pelo Governo estão certas. Tem que isolar mesmo. Nós precisamos respeitar para que o problema seja controlado e, se Deus quiser, em breve possamos voltar a vida normal.
Essas informações foram repassadas na terça-feira, dia 24, quando estava no Porto de Itajaí (SC) iniciando deslocamento para o Rio Grande do Sul.

__________________________________

Família Savaris – Ouro 

Quarentena?? A princípio bem apreensiva, pois jamais esperávamos por isso!!! Tudo muda. Nossa rotina de casa, nossa rotina com os familiares e principalmente os cuidados com meus pequenos, pois eles redobram!!
O dia todo fechados dentro de casa, com o passar dos dias acabamos ficando sem ideia do que fazer para atrair a atenção dos nossos filhos. Com isso, aumentam os gritos, os choros, as bagunças e querem total atenção só para eles.
A saudade dos familiares mais próximos também aumenta, pois em dias normais nos víamos todos os dias. Agora somente por áudios no WhatsApp, troca de mensagens ou um “oi” pelo portão ou na janela. Tendo todo o cuidado, pois meu pai é idoso e queremos que ele fique bem.
Mas com tudo isso, nossa fé e nosso amor aumenta cada vez mais e vemos o quanto somos importantes e o quanto nos amamos e isso é o que realmente importa. Nos cuidar para que todos fiquemos bem e quando tudo isso acabar poder dar aquele abraço e demonstrar o quanto nos amamos!!!! A todos vocês que estão lendo este relato, desejo tudo de bom e que logo tudo vai voltar ao normal.
Leonardo e Edilaine Savaris e os filhos João Guilherme, Isabela,
Manuela e Rafaela (trigêmeas)

Enquete