Jornal A Semana

Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Joaçaba (AEAJO) completa 55 anos

  • Douglas Varela
  • 17/10/2019 16:05
2968872395da8bcb402c885.92286703.jpg

A Organização Agronômica na região do Meio Oeste Catarinense está completando 55 anos neste mês de outubro.

Na data de 25 de outubro de 1964 foi fundado o Núcleo Regional do Vale do Rio do Peixe da Sociedade Catarinense de Engenheiros Agrônomos.

Naquela época a referida organização abrangia o grande Vale do Rio do Peixe, que incluía as regiões de Joaçaba, Videira, Caçador e Campos Novos, mais tarde se somando Concórdia.

A sede do Núcleo se dava em forma de rodízio mediante sorteio, sendo que a primeira foi Videira e a Diretoria também era integralmente composta por Engenheiros Agrônomos residente na cidade sede.

Na sequência, em 01 de novembro de 1965, ocorreu a escolha da cidade de Joaçaba como segunda sede, em reunião realizada no Aeroporto desta cidade e foi procedida a eleição da respectiva diretoria, que composta por Engenheiros Agrônomos Joaçabenses ficou constituída pelo Diretor-Presidente Roque Nildo Gubert, Secretário Almanzor Mendes Alcântara e Tesoureiro Ivan Orestes Bonato.

Por outro lado, em meados dos anos 70, desmembrando-se, cada região fundou sua unidade específica. Aqui foi criado o Núcleo dos Engenheiros Agrônomos de Joaçaba-SC que se manteve ativo por cerca de 35 anos.

No dia 01 de julho de 2010, em substituição, foi fundada a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Joaçaba – AEAJO, mediante reunião com a presença de 58 profissionais, tendo sido simultaneamente aprovado seu primeiro estatuto.

Já no ano de 2014 a AEAJO efetuou seu registro junto ao CREA-SC, e adquiriu o direito de indicar um conselheiro estadual para integrar a Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) a partir de 2015, o que de pronto o fez, face a importância que tal condição representa.

Também, a AEAJO recebeu o Diploma de “Entidade de Utilidade para o Sistema Confea/Crea” emitido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 29 de março de 2017.

De igual forma, a Associação sentiu-se honrada por ter um de seus associados fundadores, o Eng. Agr. Pedro Francisco da Silva Neto, homenageado com a Medalha do Mérito Catarinense por relevantes serviços prestado em favor da Engenharia, Agronomia e Sociedade do nosso Estado pelo CREA-SC, fato que dignifica não somente o profissional, como também a entidade e a comunidade regional no seu amplo conjunto.

Durante estas cinco décadas e meia a Organização Agronômica atuou na defesa dos assuntos da classe e do desenvolvimento sustentável da agropecuária do seu território de abrangência, contribuindo para o sucesso e prosperidade em especial do setor primário regional.

O feito da Agronomia de Joaçaba, bem como o Dia do Engenheiro Agrônomo, que se deu em 12 de outubro, serão comemorados no dia 19 do mês, com uma extensa programação, a qual inclui o plantio de uma árvore (ipê) no Parque Municipal de Joaçaba, solenidade com homenagem aos fundadores e ex-presidentes que se destacaram no trabalho organizativo e jantar de confraternização.

Nos citados eventos, estarão presentes autoridades regionais, líderes da classe agronômica do estado, associados, imprensa e outros convidados identificados com a classe.

Para o atual Presidente da AEAJO, Eng. Agr. Marco Antonio Santos a organização dos profissionais, festejada por meio desta programação especial, representa o compromisso da Agronomia regional na continuidade do trabalho para a construção de um Brasil melhor.

 

 

 

 


Enquete