Geral

Audiência pública em Capinzal descarta risco de fusões de municípios em SC

  • Jardel Martinazzo
  • 07/06/2019 11:06
18114718295cfa73d6240ad5.76372331.jpeg

A Comissão de Assuntos Municipais da ALESC, presidida pelo deputado Jerry Comper (MDB), realizou na manhã desta sexta-feira, dia 07, no auditório da UNOESC, em Capinzal, uma audiência pública que discutiu sobre o futuro dos municípios em Santa Catarina.

Um estudo apresentado pelo Tribunal de Contas (TCE) do Estado cita a fusão de municípios com menos de 5 mil habitantes, considerando-os inviáveis do ponto de vista econômico-financeiro.

O encontro contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores, líderes comunitários e a comunidade em geral. Contou ainda com a participação do Tribunal de Contas, da OAB e FECAM.

Para o deputado Jerry, o momento é muito importante para a reabertura de uma discussão entre entidades e a população na construção viável, coletiva e democrática da sustentabilidade dos municípios catarinenses. O parlamentar garantiu empenho para que os pequenos municípíos tenham o suporte necessário para serem auto-sustentáveis. 

O prefeito de Zortéa, Alcides Mantovani, reconhece a preocupação, mas pelo “andar da carruagem”, ele acredita que a situação se tornou um debate e a proposta não deve se concretizar. 

O prefeito de Lacerdópolis, Sergio Calegari, usou o termo “piada” ao apontar a possível fusão e disse que isso seria um retrocesso, inclusive afastaria a população do governo. Lembrou que o município é economicamente sustentável. 

Na mesma condição estão na região os municípios de Erval Velho, Ibicaré, Vargem Bonita, Ipira, Piratuba e Peritiba. 

Reportagem completa na próxima edição do Jornal A Semana. 


Enquete