Cultura

Bandeiras antigas são incineradas em homenagem ao Dia da Bandeira

  • Jardel Martinazzo
  • 25/11/2019 10:44
2928109575ddbe1251e5280.51559129.jpeg

A tradicional cerimônia de incineração das bandeiras nacionais antigas e a substituição por exemplares novos foi realizada na manhã desta segunda-feira (25) em Capinzal.

O ato, em frente ao Centro Administrativo Municipal, marcou a passagem do Dia da Bandeira, comemorado no dia 19 de novembro, quatro dias após a Proclamação da República.

A incineração foi feita pelo soldado André Bersagui do Corpo de Bombeiros e acompanhada pelo subcomandante da Polícia Militar, Sargento Valdecir Casagrande, pela vice-prefeita Noemia Pizzamiglio, o prefeito Nilvo Dorini, o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Marcelo Markus, demais autoridades, secretários e servidores.

Também houve a execução do Hino Nacional pela banda municipal sob o comando do professor Carlinho e o hasteamento das novas bandeiras.

Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.

Dia da Bandeira 

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, tal dia passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

A legislação brasileira de acordo com a Lei 8.421 de 11 de maio de 1992 prevê, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições.

O Dia da Bandeira que é mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.

Incineração 

Importa saber que A bandeira não pode ser descartada no lixo. O exemplar que estiver em mau estado de conservação ou com algum defeito deve ser entregue a qualquer unidade militar. As bandeiras danificadas devem ser incineradas a exemplo deste dia.


Enquete