Jornal A Semana

Biblioteca Pública Municipal de Capinzal completa 66 anos

  • Douglas Varela
  • 07/06/2017 08:48
8517735225937e8775d1200.89593542.jpg

A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande, comemora neste domingo 66 anos de atividades em Capinzal. Foi criada no dia 11 de junho de 1951 por Rolindo Casagrande, vereador, presidente da Câmara ao assumir o cargo de Prefeito durante licenciamento do então Prefeito Silvio Santos.

Por muitos anos a biblioteca esteve localizada em imóvel na rua que leva o nome de seu criador (Rolindo Casagrande), próximo do Terminal Rodoviário Municipal. Em junho de 2010, ela foi levada para ocupar as dependências do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, por determinação do então secretário de Educação Márcio Silva, quando então foi criado o espaço de cultura. Os usuários ganharam maior comodidade e um ambiente bem mais silencioso, além de um amplo estacionamento na parte externa do Centro.

A Biblioteca atualmente possui um acervo informatizado de 16.372 obras em bom estado de conservação nas diversas áreas como: pesquisa, literatura brasileira, literatura geral, autoajuda, educação geral, literatura em Braille, literatura infantil e infanto juvenil e Gibiteca: Turma da Mônica Infantil e Turma da Mônica Jovem.

Também faz parte do acervo bibliográfico todas as obras do autor Capinzalense Vitor Almeida (in memorian). As mesmas foram doadas por ele e por sua família.

Aproximadamente, em média, circulam dois mil freqüentadores por mês que buscam a biblioteca para as mais diversas pesquisas e leituras, durante os horários em que permanece aberta ao público: De segunda a sexta-feira, das 7h30min. às 12h e das 12h30min.  às 18h30min.

No registro histórico, estas foram as servidoras que trabalharam ao longo dos 66 anos na biblioteca: Maria Aparecida Zocoli;  Elisangela Aparecida Bagnolin;  Zeli de Barba;  Belomi Maria Rossatto; Bernardete Cavali Conte;  Elisiane Maria Alves Machado;  Lucy TeresinhaTabachuck. Atualmente prestam sérvios as servidoras: Beloni Teresinha Natziuk;  Ieda Aparecida Gramázio e Rosilei Arlete Haus Mathana.

Biblioteca Pública Municipal Rolindo Casagrande – E-mail: biblioteca@capinzal.sc.gov.br - Blogger: bibliotecacapinzal.blogspot.com.br. Telefone: 3555-8710/3555- 8770.

Fonte: Imprensa Capinzal


Enquete