No ar

Marines Delazari Varela / Marcio Pedro

Rádio Revista

15:00 - 15:59 com Marines Delazari Varela / Marcio Pedro

No ar - Rádio Revista Ouça ao vivo

Blockchain: O mundo mudará sua forma de fazer negocios!

Blockchain: O mundo mudará  sua forma de fazer negocios!

O Blockchain causará no mercado financeiro a mesma revolução que a internet causou na vida das pessoas. Desta afirmação não tenho dúvidas. É só uma questão de tempo.


De uma forma simplificada, o Blockchain (significa corrente de blocos) é uma grande rede de dados pública, armazenada em milhões de computadores ao redor do mundo, que registra em formato de arquivo digital transações e dados de qualquer tipo. Esta rede é remota, e como está sendo registrada a todo segundo em vários computadores é praticamente inviolável.


Para exemplificar: Se hoje duas pessoas querem se casar e não querem enfrentar a fila do cartório, elas poderiam juntar várias pessoas e deixar registrado com todas elas um documento que comprove que houve esse casamento. Como esta informação estará com várias pessoas, não será possível violar o registro, pois cada pessoa terá uma cópia do original.

O Blockchain funciona desta forma, mas ao invés de pessoas, o registro fica em uma rede de dados mundial em milhões de computadores. Uma vez confirmada a informação, ela não pode mais ser desfeita, estornada ou cancelada. Se existiu, vai existir pra sempre nos registros do Blockchain. Isso passa segurança e confiabilidade para os envolvidos na transação.


Agora, você sabe como isso influenciará você? A tecnologia do Blockchain está sendo pensada para vários setores, inclusive para os cartórios e fóruns de todo mundo, pela sua confiabilidade na informação. Mas a maior transformação será na área financeira. O Blockchain é um sistema criado inicialmente para transação de criptomoedas, mas pode ser utilizado para transações de qualquer natureza.

Para o mercado financeiro será uma maravilha. Os bancos existem hoje para dar confiança às transações financeiras entre as pessoas e empresas no momento do pagamento, sendo através de cartão de crédito, ou outros meios. Só que nós acabamos pagando caro por esta confiança que o banco transmite aos negócios.

Pagamos em forma de taxas, tarifas, anuidade de cartão, dentre outras cobranças. O Blockchain vem para não precisarmos de tantos intermediários nas transações financeiras, podendo assim reduzir e muito os custos de uma operação envolvendo valores.

Numa compra no cartão de crédito por exemplo, a pessoa que está adquirindo um bem ou serviço paga a anuidade do cartão, e o comerciante paga os juros para emissora do cartão, e a taxa de manutenção da maquininha, além de outros custos extras que podem vir a existir (taxa de renovação, adiantamentos...). Se o pagamento fosse feito por meio do Blockchain não haveriam esses custos por não haver intermediadores.


Ainda: Você sabia que o seu computador pode ser utilizado para processar e armazenar os dados da rede Blockchain? Exatamente. Você pode “alugar” a memória do seu computador para a rede processar os dados do Blockchain e receber seu pagamento em forma de Bitcoins! A forma de fazermos negócios está mudando. É bom ficarmos atentos.


Publicado por: Larissa Cavali Data: 14/12/2018 08:10

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 18/01/2019 11:33 por Fabio José Dos Santos Galio

Colisão envolvendo dois veículos na rua Carmelo Zocolli

Um acidente de trânsito envolvendo um veículo Siena placa de Capinzal e um Golf, foi registrado nesta manhã por [...]

Publicado em 18/01/2019 09:22 por Larissa Cavali

Fátima Terezinha Leite assume a 7ª GERED de Joaçaba

Fátima Terezinha Leite é a nova Gerente Regional de Educação (GERED) de Joaçaba. Com a mudança de Governo, ela [...]

Publicado em 18/01/2019 08:57 por Larissa Cavali

Corpo de Bombeiros irá setorizar as vistorias dos estabelecimentos comerciais

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar irá setorizar as vistorias nos estabelecimentos comerciais de Capinzal, [...]

Outras notícias

Publicado em 18/01/2019 13:32

Bovino de aproximadamente 400 quilos morre ao ser atingido por raio no interior de Ouro

Uma vaca leiteira, pesando entre 380 e 400 quilos, morreu na noite desta [...]

Publicado em 18/01/2019 10:13

A SUPREMA INSEGURANÇA JURÍDICA

Durante muitos anos, discutiu-se, na comunidade jurídica nacional, se as [...]

Publicado em 18/01/2019 09:41

A ilusão de que somos imortais

O ano mal iniciou-se e já ouvi inúmeras pessoas dizendo “o tempo está [...]

Publicado em 18/01/2019 09:34

A LEVEZA DO CORPO ENTRE ÍNDIOS E ÍNDIAS MBYA-GUARANIS

Estive me lembrando nestes dias sobre um dos aspectos da minha pesquisa de [...]

Publicado em 18/01/2019 08:52

PRAIA IMPRÓPRIA PARA BANHO?

Cidades banhadas pelo mar são o destino de férias favoritos da maioria das [...]

Publicado em 18/01/2019 08:50

O ETERNO APRENDIZADO DO VIVER!

Neste primeiro artigo de 2019, quando o país vive um novo momento de sua [...]