Política

Câmara de Capinzal realiza a terceira sessão ordinária de outubro

  • Capinzal FM
  • 19/10/2016 07:05
7021108905807563e0bea32.70937949.jpeg

Parlamentares se mostram solidários aos servidores públicos que pedem reposição salarial

A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite desta terça-feira, dia 18, a terceira sessão ordinária do mês de outubro. Como não havia projetos da pauta o debate ficou em torno das seis indicações e um pedido de informação.

Na abertura dos trabalhos foi lido um ofício encaminhado pelos servidores públicos João Paulo da Silva e Ivan Surdi, que em nome dos demais, reivindicam ao Executivo, por meio de um abaixo-assinado, o pagamento da reposição da inflação relativa ao período de janeiro a abril deste ano.

No documento, com 306 assinaturas, servidores de todos os setores da administração querem ainda neste exercício o repasse de 3,58% aos seus vencimentos.

O presidente da casa, Enio José Paggi (DEM), afirmou que é solidário aos servidores, assim como os demais parlamentares, e ressaltou que o pagamento é um direito dos funcionários. Ele explica que o legislativo não tem o poder de conceder ou determinar que o Executivo conceda esta reposição, afirmou ainda que deverá se reunir novamente com o prefeito em exercício, Wilson Luiz Farias, para reforçar a importância deste repasse.

O vereador de oposição, Valdelir de Souza (PMDB), lembrou da Lei Municipal 084, de 04 de maio de 2005, a qual fixa a data para a Revisão Geral Anual da Remuneração dos Servidores Públicos que não está sendo cumprida pelo Executivo Municipal. O parlamentar sugeriu ao presidente da casa que seja feito um documento solicitando que o montante o qual será devolvido pela Câmara ao Executivo no final do ano seja utilizado para o pagamento da referida reposição.

Lembrando que o Legislativo não tem o poder de intervir nas ações do Executivo, de modo que a sugestão feita pelo parlamentar não é possível, sendo que o valor devolvido pela Câmara de Vereadores fica a critério do prefeito municipal aplicar onde bem entender.

Procurado pela reportagem da Rádio Capinzal ainda na semana passada, o secretário de Administração e Finanças, Francisco Dirceu de Araújo (Chico), informou que a situação econômica em que o município se encontra inviabiliza este pagamento. Sobre o abaixo-assinado, não houve nenhuma manifestação por parte do Executivo.

Ouça no link abaixo

Indicações:

O vereador Enio José Paggi solicitou asfaltamento da Rua Carmelo Zocoli, bem como a construção de uma calçada no lado direito da via, do entroncamento com a Rua Luiz Faversani até a Cancha de Bocha do Egisto Sarmento e a implantação de câmeras de videomonitoramento em todas as creches municipais. O Vereador Alcidir Afonso Coronetti solicitou que sejam recolocadas as lixeiras no centro da cidade, próximo a Igreja Matriz e ao antigo Hospital São José e que seja diminuído um metro da calçada localizada na curva em frente à loja da Igreja Matriz. A Vereadora Cimara Moreira Baú solicitou manutenção do calçamento da Rua Pedro Rafael Favorito, bem como que seja continuado o asfalto que está sendo feito próximo a esta rua e a sinalização de solo na lombada na Rua Leonardo Spadini, em frente à casa do aposentado.

Pedido de Informação:

A vereadora Cimara Moreira Baú solicitou o valor da Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Valdir Colatto para a construção dos portais do município e a destinação dos recursos recebidos e os motivos pelo qual não foram executados na referida obra.

Enquete