Religião

Campanha da Fraternidade inicia nesta quarta-feira, dia em que a Igreja Católica celebra Quarta-feira de Cinzas

  • Marines Delazari Varela
  • 04/03/2019 18:02
19159898295c7d9378ef3e03.39211311.jpg

Em preparação para a Campanha da Fraternidade a Paróquia São Paulo Apóstolo realizou nos setores, importantes encontros de formação para as lideranças comunitárias, pois, hoje quarta feira data em que se celebra a Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma, a Igreja Católica no Brasil aprofunda seu diálogo sobre a importância das políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, trecho bíblico extraído do livro de “Isaías 1,27”.

Os encontros foram preparados e ministrados pelos leigos que fazem parte do COMIPA – Comissão Missionária Paroquial, onde foram abordados assuntos como; Reflexão bíblica sobre as Políticas Públicas, análise da realidade social de nossa cidade e comunidades. Tema, lema, hino e oração da Campanha da Fraternidade de 2019. No encontro também foi trabalhado e refletido sobre as palavras do Papa Francisco, quanto ao papel de cada um frente às políticas públicas e a efetivação de ações práticas por cada comunidade, aplicando mudanças em seu contexto de acordo com o ideal dos direitos humanos e algumas ações práticas foram lançadas as comunidades, por exemplo;

Agendar visitas às creches, hospitais ou residência de idosos; Doação de sangue; que as pessoas procuram fazer algum trabalho voluntário; doação para ONGs ou projetos sociais; Realizar visitas e celebrações na casa de pessoas doentes; Doar cestas básicas para famílias carentes; Criar projetos que possam melhorar a comunidade e encaminhar ao poder público. Essas são algumas ações, que podem ser realizadas não somente neste período de 40 dias, mas sim, ao longo do ano todo.

Dom Mário

Na manhã desta segunda-feira (04), o bispo diocesano Dom Frei Mário esteve presente na programação da Rádio Capinzal, falando sobre Campanha da Fraternidade e Quaresma. Dom Mário comentou o tema deste ano, falou dos subsídios que podem ser usados para trabalhar essa temática e convidou a todos, para juntos celebrar esse período de preparação para a Páscoa. “Como irmãos e irmãs, possamos nos ajudar a cuidar e zelar pela vida espiritual, física e cuidados necessários para o bom andamento e a felicidade de todos os cidadãos e cristãos no mundo e principalmente em nosso país”.

Fotos: COMIPA


Enquete