Saúde

Capinzal conta com um moderno Centro de Equoterapia

  • Capinzal FM
  • 16/07/2019 11:22
12970289335d2de12f57fe80.71901237.jpeg

O município de Capinzal conta desde o mês de maio com um dos mais modernos centros de Equoterapia de Santa Catatina.

O centro de Equoterapia Equopassio está localizado na comunidade de Engenho Novo, na propriedade da família Baretta. É um espaço especial para pessoas que buscam melhoria na qualidade de vida.

O Centro de Equoterapia Equopassio oferece tratamento e reabilitação. O contato com os cavalos promove sensação de bem-estar, aumenta a autoestima e o seu movimento favorece os aspectos físicos como: postura, equilíbrio e força muscular, o centro conta com quatro cavalos para os atendimentos, sendo possível encontrar o cavalo ideal para cada praticante.

A estrutura física é de seiscentos metros quadrados (600m²), composta por um picadeiro de quatrocentos metros quadrados (400m²), e um escritório, com sala de espera e banheiro acessível. O espaço externo é amplo com grama e chão batido, além das baias e piquete para os cavalos.

 A equoterapia é um método de terapia que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, configurando-se em um trabalho interdisciplinar, visando ao desenvolvimento biopsicossocial às pessoas com necessidade especiais.

Os objetivos da equoterapia são amplos e abordam o desenvolvimento das funções motoras e aspectos mentais, que são motivados pelo uso do cavalo. Entre as indicações para prática de equoterapia estão:  lesão medular, déficits sensoriais, atrasos maturativos, síndromes neurológicas, acidente vascular cerebral (AVC), encefalopatia crônica não-progressiva da infância, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, deficiência mental e transtornos comportamentais (depressão, ansiedade).

Além de trabalhar fatores emocionais e cognitivos, o movimento do cavalo provoca a associação com o psicomotor do indivíduo e, por esse motivo, pode ser comparado ao caminhar humano, preciso e tridimensional, e nos 30 minutos de prática, esse movimento é capaz de gerar 2000 novos estímulos cerebrais que vão da medula espinhal até o sistema nervoso central, formando novas células nervosas.

Por ser interdisciplinar, os atendimentos no Centro de Equoterapia Equopassio acontecem com uma equipe composta por uma psicóloga, Rafaella Baretta - CRP12/17072 e uma fisioterapeuta, Lais Goronzi - Crefito 83447, que assistem ao praticante e mediam a relação com o cavalo, juntamente com o auxiliar-guia que é responsável por conduzir o cavalo. Além de um médico veterinário e uma zootecnista Bárbara Wagner, que é equitadora voluntária e presta serviços à saúde dos equinos.

Centro de Equoterapia Equopassio, na SC-150, Engenho Novo, Capinzal, telefone: (49) 9- 9929-2560.


Enquete