Geral

Cartório Eleitoral inicia o cadastramento biométrico dos eleitores na Comarca de Capinzal

  • Marlo Matielo
  • 08/05/2017 16:18
14334958835910c59007c169.63509872.jpeg

 O Cartório Eleitoral da 37ª ZE com sede em Capinzal e com abrangência sobre as cidades de Ouro, Lacerdópolis, Ipira e Piratuba iniciou na sexta-feira, dia 05, o recadastramento biométrico dos eleitores. O procedimento é ordinário, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina e tem por objetivos tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.  

O procedimento começou a ser realizado de forma experimental com os eleitores que procuraram o Cartório no primeiro dia, sob a supervisão de técnicos do TRE, e será estendido gradativamente a todos os eleitores da Comarca até o próximo pleito eleitoral. 

Os interessados em fazer o recadastramento biométrico devem promover o agendamento através do portal do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, no endereço http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/cadastramento-biometrico/inicio/index.html – indicando o cartório, o dia e a hora em que pretende comparecer. Os eleitores que não possuem acesso a rede mundial de computadores devem entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Capinzal através do telefone (49) 3555 2459. O expediente ao público é de segunda a sexta-feira das 12h às 19h. 

Os documentos necessários para o cadastramento são: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência (tarifa de água, luz ou telefone) dos últimos três meses. 

Os técnicos da Justiça Eleitoral também estão atualizando os dados cadastrais de todos os eleitores. As informações, a foto e a assinatura digital obtida durante o recadastramento serão utilizadas oportunamente para a confecção do documento único proposto pelo Governo Federal. 

De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Capinzal, Graciela Ramos, o recadastramento será permanente a partir de agora e os primeiros a comparecer evitarão filas as tradicionais filas no futuro. 

Biometria 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas.


Enquete