Educação

Casa cheia na abertura do IX Simpósio Pedagógico do Mater Dolorum

  • Jardel Martinazzo
  • 17/05/2019 07:47
137070245cde942b37ae21.36212633.jpg

Na noite desta quinta-feira (16) ocorreu a abertura do IX Simpósio Pedagógico da Escola de Educação Básica Mater Dolorum (antiga Semana Pedagógica). Mais de mil profissionais da área educacional de dezenas de cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul participam do evento no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

Com o tema “Os Desafios das Práticas Pedagógicas para a Geração do Século XXI” o SIMPE faz parte das comemorações dos 70 anos de fundação do educandário e conta com a participação de renomados palestrantes. A diretora Giana Martins conduziu a abertura ao lado do professor Sergio Durigon quando fez uma explanação de toda a organização, destacou o empenho da equipe e agradeceu os parceiros que foram fundamentais para a realização.

Entre as autoridades estiveram o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini, a vice Noemia Pizzamiglio; o prefeito de Ouro, Neri Miqueloto; o prefeito de Zortéa, Alcides Mantovani; vereadores; secretárias de educação dos três municípios; o deputado estadual Neodi Saretta; a Gerente Regional de Educação, Fatima Leite e a secretária-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Carla Bohn que fez uma explanação sobre o atual cenário da educação em Santa Catarina.

Durante a abertura houve apresentação do Coral Municipal Infanto-Juvenil de Capinzal conduzido pela maestrina, Carmem Bassegio. Logo após subiu ao palco a paulista Kiara Terra que trabalhou o tema “Contando histórias e apreendendo a narrar a vida”.

Sexta-feira

A programação prossegue nesta sexta-feira, dia 17. Às 8h30, Isabel Parolin abordará a “Inteligência Sistêmica – Mudança de foco. Do ensino para a aprendizagem”. Às 9h25min, o professor Moacir Gadotti orientará sobre “A Escolados meus sonhos e a reinvenção do professor” e às 10h45min, Vicente Falcão trabalhará o tema “Inovação e Criatividade – Educação 4.0 e Metodologias Ativas”.

Para o período da tarde estão reservadas mais duas atrações. Às 13h30min, a equipe do programa televisivo Ciência em Show destacará “o Exercício do protagonismo, da autonomia e da inovação através da ciência” e às 15h15min, no encerramento, o professor Hamilton Werneck questionará “O que é o erro? Como ensinar bem e avaliar melhor”.

Show

A programação dos 70 anos da Escola Mater Dolorum também reserva para o dia 29 de junho, no Labarra Gastrobar, o show nacional com Paralamas do sucesso. A venda das mesas e dos camarotes já foi finalizada. Estão disponíveis ainda os ingressos de pista.

Enquete