No ar

Programação indisponível

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Mesmo com tempo instável e chuva, muitos devotos participaram da procissão em honra a padroeira do município de Ouro, Nossa Senhora dos Navegantes.

A programação iniciou na quinta-feira, 31 de janeiro, com o tríduo no Lot. Kleinubing, o segundo dia foi celebrado no Bairro Alvorada, na noite de sexta-feira.

No sábado, 02 de fevereiro, dia da padroeira, a imagem foi levada até a Praça Pio XII, onde, às 9h seguiu em procissão até o Bairro Navegantes, logo após, celebrado o culto na capela. Ao meio dia aconteceu o almoço no ginásio do bairro.

Por volta das 18h, a imagem seguiu até a Capela São João Batista do Parque Jardim Ouro, onde aconteceu à celebração às 19h e em seguida, os romeiros transportaram a imagem até as margens do Rio do Peixe.

A padroeira seguiu em procissão fluvial até as proximidades da Ponte Irineu Bornhausen e foi recepcionada com queima de fogos. Saindo da Rua Javarino Andrioni (rua do Beco), os fiéis conduziram a imagem em procissão terrestre até o Ginásio de Esportes André Colombo.

A Santa Missa presidida pelo pároco Frei Emerson Orane e concelebrada pelo frei David Colle, teve início na procissão e foi concluída nas dependências do ginásio com a benção da garganta.

Em conversa com a nossa reportagem o Prefeito Neri Luiz Miquelotto, disse estar feliz com toda essa programação e grato a todas as pessoas envolvidas. “Desde a primeira reunião até o dia de hoje, agradeço as equipes, as comunidades que organizaram o tríduo e aos devotos que participaram e também aos que hoje aqui estão para celebrar a nossa padroeira”. Afirmou o prefeito.

 Um pouco da História...

 A primeira procissão fluvial em honra a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes em Ouro, foi realizada em 1927 e foi conduzida pelo padre Mathias Michelizza, ela percorreu o trajeto da Ponte Pênsil até as proximidades do antigo FPS (nem a ponte e nem o frigorífico existiam naquela época).

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes originou-se pela fé do Sr. Afonsinho da silva, que foi o primeiro balseiro a fazer a ligação entre os municípios com a balsa pelas águas do Rio do Peixe.  As procissões continuaram por um determinado tempo e com o decorrer dos anos e por alguns motivos foi deixado de fazer a procissão.

Quando em 1983 um grupo composto por casais tiveram a iniciativa de retomar a procissão fluvial, e, desde então ela acontece todos os anos, no dia 02 de fevereiro, dia em que é feriado no município e toda programação é dedicada a sua padroeira.

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo. Uma das denominações de Maria, na sua ladainha, é o de "Estrela do Mar", que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Assim, Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

Mais tarde, com a expansão da navegação portuguesa e espanhola, ela recebeu este atributo de Nossa Senhora dos Navegantes.

Esta devoção é especialmente forte nas comunidades de pescadores e cidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa.

Igualmente, aqueles que se aventuravam no mar, também rezavam para a Virgem Maria sob os títulos de Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias, que são outros nomes atribuídos à Nossa Senhora dos Navegantes.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 03/02/2019 14:40



Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]