No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Mesmo com tempo instável e chuva, muitos devotos participaram da procissão em honra a padroeira do município de Ouro, Nossa Senhora dos Navegantes.

A programação iniciou na quinta-feira, 31 de janeiro, com o tríduo no Lot. Kleinubing, o segundo dia foi celebrado no Bairro Alvorada, na noite de sexta-feira.

No sábado, 02 de fevereiro, dia da padroeira, a imagem foi levada até a Praça Pio XII, onde, às 9h seguiu em procissão até o Bairro Navegantes, logo após, celebrado o culto na capela. Ao meio dia aconteceu o almoço no ginásio do bairro.

Por volta das 18h, a imagem seguiu até a Capela São João Batista do Parque Jardim Ouro, onde aconteceu à celebração às 19h e em seguida, os romeiros transportaram a imagem até as margens do Rio do Peixe.

A padroeira seguiu em procissão fluvial até as proximidades da Ponte Irineu Bornhausen e foi recepcionada com queima de fogos. Saindo da Rua Javarino Andrioni (rua do Beco), os fiéis conduziram a imagem em procissão terrestre até o Ginásio de Esportes André Colombo.

A Santa Missa presidida pelo pároco Frei Emerson Orane e concelebrada pelo frei David Colle, teve início na procissão e foi concluída nas dependências do ginásio com a benção da garganta.

Em conversa com a nossa reportagem o Prefeito Neri Luiz Miquelotto, disse estar feliz com toda essa programação e grato a todas as pessoas envolvidas. “Desde a primeira reunião até o dia de hoje, agradeço as equipes, as comunidades que organizaram o tríduo e aos devotos que participaram e também aos que hoje aqui estão para celebrar a nossa padroeira”. Afirmou o prefeito.

 Um pouco da História...

 A primeira procissão fluvial em honra a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes em Ouro, foi realizada em 1927 e foi conduzida pelo padre Mathias Michelizza, ela percorreu o trajeto da Ponte Pênsil até as proximidades do antigo FPS (nem a ponte e nem o frigorífico existiam naquela época).

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes originou-se pela fé do Sr. Afonsinho da silva, que foi o primeiro balseiro a fazer a ligação entre os municípios com a balsa pelas águas do Rio do Peixe.  As procissões continuaram por um determinado tempo e com o decorrer dos anos e por alguns motivos foi deixado de fazer a procissão.

Quando em 1983 um grupo composto por casais tiveram a iniciativa de retomar a procissão fluvial, e, desde então ela acontece todos os anos, no dia 02 de fevereiro, dia em que é feriado no município e toda programação é dedicada a sua padroeira.

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo. Uma das denominações de Maria, na sua ladainha, é o de "Estrela do Mar", que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Assim, Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

Mais tarde, com a expansão da navegação portuguesa e espanhola, ela recebeu este atributo de Nossa Senhora dos Navegantes.

Esta devoção é especialmente forte nas comunidades de pescadores e cidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa.

Igualmente, aqueles que se aventuravam no mar, também rezavam para a Virgem Maria sob os títulos de Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias, que são outros nomes atribuídos à Nossa Senhora dos Navegantes.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 03/02/2019 14:40



Principais Notícias

Publicado em 13/12/2019 18:37 por Jardel Martinazzo

Cancelada chamada de professores ACTs para as Apaes

A coordenadoria regional de educação Joaçaba informa que a chamada dos professores admitidos em caráter temporário [...]

Publicado em 13/12/2019 08:26 por Jardel Martinazzo

CAPS promove reunião com usuários e familiares em Capinzal

Na quarta-feira, dia 11, o Centro de Atenção Psicossocial de Capinzal (CAPS) realizou mais uma reunião com os [...]

Publicado em 13/12/2019 07:23 por Jardel Martinazzo

Inconformado com o fim do relacionamento, homem ameaça ex-companheira com faca

No começo da noite de quinta-feira (12) compareceu na sede da Polícia Militar de Capinzal uma mulher de iniciais S.S, [...]

Outras notícias

Publicado em 11/12/2019 10:17

Campanha do Lions Clube arrecada 10 toneladas de lixo tecnológico

O Lions Clube Capinzal/Ouro realizou na quarta-feira, dia 04, mais uma Campanha [...]

Publicado em 11/12/2019 10:09

CERCA TROVA

Ao contrário de Van Gogh, o qual dizia que a visão das estrelas lhe fazia [...]

Publicado em 11/12/2019 10:07

Núcleo da Construção Civil finalizou estudo da Lei do Plano Diretor de Capinzal

O Núcleo da Construção Civil da ACIRP finalizou no dia 05 de dezembro o [...]

Publicado em 11/12/2019 10:02

VOCÊ SABIA QUE PODE SER SÓCIO DAS MAIORES EMPRESAS DO PAÍS?

É isso que acontece quando você compra ações das empresas que estão na [...]

Publicado em 11/12/2019 10:00

RESINA COMPOSTA - UM MATERIAL DE EXCELÊNCIA DESDE QUE BEM CONDUZIDO

Praticamente ninguém passa sua vida inteira sem ter um dente danificado, seja [...]

Publicado em 11/12/2019 09:56

UM PRESENTE BOM PRA... NATAL

Antonio concluía o ano escolar de 2019, e tinha uma ideia, digamos, fixa, que [...]