Jornal A Semana

Chana Masson acerta com clube da Rússia

  • Douglas Varela
  • 21/09/2019 06:00
1505936725d8515f2606dc7.46392055.jpg

A goleira Chana Masson embarcou no mês de julho rumo a mais um grande desafio! Aos 40 anos, ela aceitou o convite do CSKA e se transferiu para a Rússia com o objetivo de disputar a Liga local e abrir caminho para que outras atletas brasileiras possam atuam no país.

Chana chegou a anunciar a aposentadoria em 2017 depois de quase duas décadas no handebol europeu em times da Espanha e da Dinamarca. Na verdade foi um até breve... No ano passado, depois de realizar o sonho da maternidade, a capinzalense voltou a atuar profissionalmente pelo Hamar da Noruega.

No primeiro semestre deste ano, atendendo ao convite do técnico dinamarquês Jan Leslie, com quem trabalhou por seis temporadas no Randers da Dinamarca, Chana aceitou a proposta do CSKA e se transferiu para Moscou. Famoso por suas equipes de futebol e de hóquei, o CSKA definiu montar um equipe competitiva de handebol com o apoio da Federação Russa e das forças armadas do país.

Por estar no primeiro ano de atividades, o novo clube almejava chegar entre os três primeiros na atual temporada da Liga Russa para garantir a classificação para a próxima Liga Europeia. O planejamento é para em quatro anos conquistar a vaga para Champions League, a principal competição da modalidade do planeta.

Chana assinou contrato de dois anos, já se integrou ao grupo e iniciou as disputas da Liga local. Ela reside atualmente em Moscou com o esposo Jairo e a filha Júlia. O time conta com mais duas estrangeiras: uma da Dinamarca e outra da Macedônia.

Em entrevista a Rádio Capinzal/Jornal A Semana, Chana afirmou que está muito feliz na Rússia, que foi bem recepcionada pela população, que o país, apesar das desigualdades, é seguro, tem um bom sistema de transportes e consegue se comunicar facilmente através da língua inglesa.

Ela não pensa em parar de jogar tão cedo. “Enquanto Deus me der saúde e disposição continuarei atuando” afirmou. Segundo ela, o projeto de encerrar a carreira, retornar ao Brasil e ficar ao lado da família foi adiado.

Chana defendeu a Seleção Brasileira entre 1998 e 2013 e disputou os Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, de 2004, em Atenas, 2008, em Pequim e 2012 em Londres.

 


Enquete