Educação

Ciência em Show foi uma das atrações do IX Simpósio Pedagógico do Mater Dolorum

  • Jardel Martinazzo
  • 17/05/2019 16:15
20514913915cdf43c6e6f1b1.49964437.jpg

O grupo Ciência em Show foi uma das atrações do IX Simpósio Pedagógico da Escola de Educação Básica Mater Dolorum no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

O SIMPE reuniu mais de mil profissionais de educação de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Começou na noite de quinta-feira (16) com a palestra da paulista Kiara Terra e teve sequência na manhã desta sexta-feira (17) com os palestrantes Isabel Parolin, Moacir Gadotti e Vicente Falcão.

No período da tarde os integrantes do “Ciência em Show” destacaram o “Exercício do protagonismo, da autonomia e da inovação através da ciência". O grupo interagiu com o público por meio de experimentos, demonstrados sobre as áreas da ciência, tecnologia e de artifícios sensoriais.

Com quase 20 anos de atividades, o projeto nasceu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e conta com o trabalho dos professores e físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo e da pedagoga Ana Ralston. Ganhou notoriedade após ser exibido no NatGeo/BBC Earth, no SBT e na TV Cultura.

Desde 2000, o grupo viaja pelo Brasil promovendo a “Ciência Cidadã” por meio de shows, palestras, workshops de formação de professores e parcerias institucionais nas esferas pública e privada.

Estudantes

Na tarde de quinta-feira (16) o grupo fez uma apresentação para os alunos do Mater Dolorum e demais escolas convidadas. De forma descontraída os educandos foram participativos na apresentação que arrancou muitas gargalhadas e elogios.

Encerramento

A última palestra do SIMPE foi ministrada pelo professor Hamilton Werneck que fez uma explanação baseado no questionamento “O que é o erro? Como ensinar bem e avaliar melhor”.

Show

A programação dos 70 anos da Escola Mater Dolorum também reserva para o dia 29 de junho, no Labarra Gastrobar, o show nacional com Paralamas do sucesso. A venda das mesas e dos camarotes já foi finalizada. Estão disponíveis ainda os ingressos de pista.


Enquete