No ar

Programação indisponível

Começa a tramitar projeto que institui Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente em Capinzal

Começa a tramitar projeto que institui Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente em Capinzal

Começou a tramitar na sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal desta terça-feira (10) o Projeto de Lei Legislativo que institui o Título “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente” no Município de Capinzal. De autoria do vereador Gilmar Junior da Silveira, o projeto é destinado a pessoas jurídicas de qualquer área ou atuação que contribuírem com programas sociais oriundos do poder público ou da iniciativa privada, oferecendo contratação profissional a jovens e adolescentes.

Também poderão ser agraciadas com o título as empresas que mantenham parcerias com outras entidades executoras de programas de inclusão, para contratação de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, namodalidade Adolescente Aprendiz.

A empresa estará habilitada ao recebimento do título por meio de emissão de relatório que comprove a ocupação de, no mínimo, 3 (três) vagas por aprendizes de acordo com a legislação de aprendizagem vigente.

As empresas agraciadas com o título poderão promover a divulgação da homenagem oficial e utilizar a divulgação em suas peças publicitárias. Caberá à Secretaria de Indústria e Comércio, ou outro órgão delegado pelo Poder Público Municipal, implementar o modelo do Título de Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente.

O projeto segue para apreciação das comissões permanentes e a expectativa é que esteja na pauta de votação nas próximas sessões.

Justificativa

O presente Projeto de Lei Legislativo tem por objetivo fortalecer a Lei Federal nº 10.097/2000 e o Decreto Federal nº 5.598/2005, que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e regulamenta a contratação de aprendizes na faixa etária de 14 a 24 anos de idade.

O Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, oportuniza a qualificação e garantia da primeira experiência profissional, com benefícios como carteira assinada, salário mínimo e vale transporte, àqueles jovens ou adolescentes que estejam matriculados e freqüentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio.

As empresas que aderem ao programa de aprendizagem, além de cumprirem a função social, contribuem para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho, ampliando-se a visão da própria sociedade.

A integração de adolescentes e jovens aprendizes no mercado de trabalho tem a finalidade de promover o desenvolvimento das competências básicas e necessárias para o trabalho, desenvolvendo os potenciais compatíveis com as novas exigências tecnológicas, organizacionais, culturais, éticas e estéticas do trabalho, especialmente as requeridas para a inserção e permanência em atividades produtivas do setor de comércio e serviços.

Os programas de incentivoà contratação de jovens e adolescentes visam promover a manutenção, no cotidiano profissional, de formação compatível com o mercado de trabalho, além de fornecer um comportamento solidário e o exercício da cidadania, em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida, do trabalho e das relações entre pessoas.

Os programas e projetos de aprendizagem, promovendo a integração da juventude ao mundo do trabalho, para obterem êxito, precisam de apoio irrestrito de empresas que tenham condições de acolher jovens carentes, garantindo a oportunidade de sua inserção ao universo laboral.

Mas ainda se conta com um restrito número de vagas de emprego oferecidas para os projetos de aprendizagem profissional, por isso a iniciativa de estabelecer, no âmbito do Município de Capinzal, a criação de título e homenagem às empresas parceiras que mantenham o número mínimo de jovens inclusos nos trabalhos, favorece o estímulo e a consolidação da parceria necessária ao desenvolvimento da comunidade local, além de prestar o reconhecimento à referência de cunho social representado pelo atendimento das empresas parceiras às expectativas de desenvolvimento do jovem aprendiz e futuro profissional.

Assim sendo, a criação do título visa incentivar as empresas sitiadas no nosso Município a contratar jovens, principalmente aqueles de baixa renda, na condição de jovens aprendizes.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 11/07/2018 07:18

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]