No ar

Pastor Claudemir Lemes Lopes

Semeando a Palavra

20:00 - 20:59 com Pastor Claudemir Lemes Lopes

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

COMO CRIAR FILHOS FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

COMO CRIAR FILHOS  FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

Há alguns dias atrás, enquanto conversava com um dos meu clientes em uma breve consultoria ele me questionou quanto à educação de seu filho. Entrando no assunto, ele me disse que seu filho teve uma “feira do livro na escola”, e pela primeira vez ele deu dinheiro para que ele “se virasse” e comprasse o livro que mais gostou. Seu filho tinha 6 anos de idade e recebeu R$ 25,00 para gastar na feira. No caso, com livros.

Me questionando como eu orientaria seu filho a usar esse valor, eu sugeri o que provavelmente faria se fosse meu filho...

- Filho, você tem R$ 25,00. Se você quiser, pode gastar tudo com um livro ou mais que um, você decide. Mas se fizer isso, não vai ter dinheiro para comprar outras coisas depois, que você possa vir a querer mais do que os livros que você comprou. E ainda vou te contar um segredo: Se você conseguir não gastar todo o dinheiro que você ganha, existe uma forma de fazer o dinheiro que sobrou ir aumentando, e virar mais dinheiro ainda. Você acha isso uma coisa legal?

O garoto pode até me responder que não, que ele vai querer os livros, mas tenho certeza que praticando isso ao longo de seu crescimento, em algum momento ele passará por uma experiência em que seria melhor não ter gasto todo o dinheiro. E nessa hora ele vai lembrar do que eu falei. Não sou especialista em educação financeira para crianças, mas vejo muito sentido nisso, e também muita coerência com o que meus pais me ensinaram e sobre as experiências que eu vivi, e estou vivendo agora com minha filha de 5 anos.

Não pense que porque a criança é uma criança que ela não deve ser inserida no mundo do dinheiro. Não devemos menosprezar a capacidade deles em aprender. E quanto antes começarem, melhor. Por exemplo: Dê mesada aos seus filhos e faça com que passem o mês com aquilo. Mostre que o dinheiro acaba, e as necessidades que a criança pode passar por ter gasto tudo de forma impulsiva. Da mesma forma ensine a anotar e controlar os gastos, pra ela ver onde e quanto do seu dinheiro foi gasto.

Faça a criança ter objetivos para o seu dinheiro. Um vídeo game, um jogo novo, sei lá, faça ela batalhar pra conseguir o dinheiro que precisa para comprar, seja aguardando o mês passar e acumulando a mesada de vários meses, ou remunere ela e peça ajuda pra lavar seu carro por exemplo, organizar algo em casa. Quando ela precisar de dinheiro incentive ela a desenvolver alguma tarefa que possa trocar pelo seu dinheiro. Isso não é exploração, é trabalho com recompensa justa, com pequenas atividades, com pequenos esforços que vão trazer significação a vida financeira de uma criança que hoje é só uma criança, mas que poderá se dar muito bem amanha porque você praticou os ensinamentos corretos desde cedo. Alguns aprendem porque ensinaram, outros aprendem pelo erro.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/10/2019 15:33



Principais Notícias

Publicado em 03/06/2020 12:39 por Douglas Varela

Motocicleta cai da ponte no interior de Ouro e condutora é levada para o Hospital

Um acidente de trânsito com vítima mobilizou o Corpo de Bombeiros de Capinzal no final da manhã desta quarta-feira, [...]

Publicado em 02/06/2020 15:21 por Jardel Martinazzo

Grupo Schumann inaugura nova loja em Capinzal com mais de 700 m²

Com uma estrutura moderna, mais espaço, amplo número de produtos e um ambiente aconchegante com mais de 700 m², o [...]

Publicado em 02/06/2020 13:36 por Marlo Matielo

Provas do processo seletivo do Consórcio CIALAR serão transferidas

As provas do processo seletivo para a contratação temporária de servidores para o Abrigo Casa Lar de Capinzal devem [...]

Outras notícias

Publicado em 02/06/2020 11:55

Reunião irá discutir ações de combate à criminalidade em Ouro

O prefeito Neri Miqueloto receberá no final da tarde desta terça-feira (02) [...]

Publicado em 02/06/2020 07:13

Copercampos distribui 60 prêmios no segundo sorteio da campanha dos 50 anos

A Copercampos promoveu no dia 30 de abril, o segundo sorteio das promoções em [...]

Publicado em 01/06/2020 15:43

Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades [...]

Publicado em 29/05/2020 17:44

VAMOS ELIMINAR A BARRIGA DE TRIGO?

O médico cardiologista norte-americano, William Davis, escreveu o livro [...]

Publicado em 29/05/2020 17:38

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria [...]

Publicado em 29/05/2020 17:00

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o [...]