No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:59 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

COMO SE DAR BEM EM PROVAS?

COMO SE DAR BEM EM PROVAS?

 

As provas que muitas vezes transformamos em dragões de sete cabeças possuem uma importância que vão além de meros pontos ou chantagens patriarcais, mas sim, nos acompanham por todo o período escolar. São o meio de entrada para faculdades, sendo decisórias no mercado de trabalho, diferenciando uns dos outros, e, em si, como a palavra já diz, provam aquilo que sabemos e agregamos ao longo de duros anos de estudo.

Logicamente, alguns não possuem facilidade com a demonstração no sistema de numeramento de perguntas ou tem maior aptidão em determinada área. Porém, algumas atitudes simples podem mudar esta realidade e melhorar a vida estudantil.

Atitudes estas que encontramos primeiramente dentro de nós mesmos, mostrando interesse, dedicação, foco, vontade de estudar e estando aptos para aprender. É necessário disponibilizarmos um “solo” adequado para o professor conseguir plantar a semente do conhecimento e fazê-la frutificar.

A cultura de estar apto para aprender se dá por vários fatores, alguns possuem apoio da família, tem tempo para estudar, obtêm mais facilidade em determinado assunto... mas creio que o princípio de tudo seja a partir de uma participação ativa na vida escolar. Afinal a aprendizagem é gradual e contínua: sabemos sobre algo, vamos agregando desde os mais remotos anos até os ultimais, misturando-se com fatos do dia a dia e experiências. O nosso cotidiano é uma extensão da sala de aula e apenas o que vivenciamos na prática aprendemos de verdade. É como um prédio, com uma base forte, vamos poder construir muitos andares com segurança e facilidade.

Porém, se vós fostes meio rebelde no primário e seus pais não exigiram tanto assim de você, nem tudo está perdido. Mas, nunca deixe para estudar na última hora. Desde o início de um novo conteúdo dedique-se. Durante a explicação ou exercícios evite devanear, sobretudo, leve a matéria a sério, pois se está na grade curricular é importante aprender, e com certeza se não aprender, irá cedo ou tarde fazer falta.

Quando estiver com a mente repousada, destine um horário e local em casa para ser seu cantinho de estudo, de preferência arejado, silencioso e com boa iluminação. Neste período de preparação antes da prova, é necessária organização e análise da rotina, estudando sem cometer exageros. Comece relendo e interpretando o que tem no caderno e as anotações. Faça-se perguntas: “Possuo alguma dúvida? ” “Eu saberia explicar sobre este assunto? ”. Se o nível de entendimento e domínio da matéria estejam inferiores; refaça exercícios que o professor passou. Grife as partes importantes da matéria. Elabore resumos, mapas mentais, busque exercícios online e vídeoaulas. A internet é uma grande aliada neste processo e interagir com as outras pessoas também é importante: converse com seus amigos sobre o conteúdo, crie grupos de estudo. Anote suas dúvidas e na próxima aula, tire-as.

Tente continuar neste ritmo até o dia da prova marcada. Próximo ao fato se suceder, relembre todo o material que reuniu até aqui. Prepare um resumo e pendure em um local visível. Se ainda assim, tiver muita dificuldade, faça ligações lúdicas no seu cérebro, podendo até ser maliciosas ou irônicas. O importante é pelo menos uns cinco minutos de todos os dias, reler o que você precisa saber.

No dia antecedente da prova, monte questionários, baseados na íntegra de tudo o que tem no caderno. Elabore e responda questões que você mesmo tenha criado.

Antes da avaliação, uma noite bem dormida também é fundamental. Quando chegar o grande dia, tente acalmar-se. Leia e interprete atentamente todas as questões com atenção; às vezes as respostas que tanto buscas estão na própria pergunta. Revise as respostas cuidadosamente antes de entregar; erros bobos ou simples descuidos podem ser extremamente prejudicais. Ao fim, confie no seu potencial e naquilo que estudou que tudo dará certo.

Como visto, não há passe de mágica, milagre, benevolência patriarcal ou favorecimento por conta de posição social. Você irá tirar a nota que merecer de acordo com o seu esforço. Apenas dedique-se muito e terá resultados satisfatórios.

Boa prova!


Publicado por: Douglas Varela Data: 14/04/2018 10:49

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/06/2019 08:42 por Jardel Martinazzo

PRF registra aumento de acidentes e mortes nas rodovias federais de SC no feriadão de Corpus Chirsti

A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina encerrou à meia-noite de domingo (23), a Operação Corpus Christi [...]

Publicado em 23/06/2019 08:36 por Jardel Martinazzo

PM apreende equipamento de som após denúncia de perturbação de sossego

A Polícia Militar realizou a apreensão de equipamento de som automotivo após denúncia de perturbação de sossego [...]

Publicado em 22/06/2019 10:34 por Jorge Soldi

Homem é agredido com facão no interior de Capinzal

Um homem foi hospitalizado após ser agredido com golpes de facão no interior de Capinzal. A Polícia Militar tomou [...]

Outras notícias

Publicado em 24/06/2019 10:06

Secretaria da saúde realiza palestra para idosos da UNITI

A Secretaria da Saúde, através da Estratégia Saúde da Família, Unidade do [...]

Publicado em 21/06/2019 16:02

Iniciação a Vida Cristã

No sábado (15) as paróquias que estão inseridas no Projeto Sementeira, [...]

Publicado em 21/06/2019 15:59

LEO Clube Capinzal/Ouro comemora 14 anos de fundação

LEO Clube é um programa juvenil de LIONS Internacional. Os Leo Clubes oferecem [...]

Publicado em 21/06/2019 15:49

MONTAGEM DO ELEVADOR DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS DORES INICIA EM JULHO

Mais uma vez a direção do Hospital Nossa Senhora das Dores vem a público [...]

Publicado em 21/06/2019 15:32

Mais um passo importante no controle populacional de cães e gatos no Município de Erval Velho

A reunião que aconteceu na quarta-feira (19) teve por finalidade alinhar os [...]

Publicado em 21/06/2019 15:20

VIVA O AGORA

A vida é para ser vivida todo o dia. Não adianta ficarmos adiando. O agora [...]