Religião

Comunidade de Alto São Roque inaugura capela em honra a Nossa Senhora de Fátima

  • Marines Delazari Varela
  • 28/01/2019 14:50
21410383615c4f357b324547.59376396.jpg

Depois de anos, o sonho tornou-se realidade graças ao empenho de toda a comunidade e ao auxílio da Paróquia São Paulo Apóstolo. As obras da primeira capela da comunidade de Alto São Roque, interior de Capinzal, iniciaram no ano passado e no domingo, dia 27 de janeiro, ocorreu à inauguração da capela. Às 10h30min com a celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez, concelebrada pelo pároco Frei Emerson José Orane e a participação de toda comunidade.

Uma celebração rica em simbologia onde foram abençoadas as paredes internas e externas da igreja e todo um ritual de benção no interior da mesma. “Um lugar digno para as celebrações, claro que com Fé, se pode rezar até debaixo de uma árvore, mas é muito importante ter um lugar sagrado” declaro o pároco Frei Emerson.

Dom Mário Marquez se mostrou feliz com a inauguração de mais uma capela na Paróquia São Paulo Apóstolo. Segundo ele, agora a comunidade tem um espaço adequado que favorece e ajuda a concentrar e a viver plenamente em oração.

Após a Santa Missa foi servido um almoço de confraternização a toda comunidade para comemorar esta conquista. 

A nova capela fica anexa ao centro comunitário da localidade.

Histórico da comunidade

A comunidade de Alto São Roque iniciou na antiga escolinha de Linha Jandira. Antes os moradores frequentavam a localidade de São Roque. Muitos até fizeram parte do conselho da vizinha localidade.

Em razão da distância, no princípio, as famílias optaram por celebrar o culto na antiga escola e participar das missas em São Roque. 

Em 1997, Alto São Roque sediou pela primeira vez as santas missões. Nesse período, sob a coordenação do Frei Valdir Possamai, os moradores decidiram conjuntamente formar uma nova comunidade e designar Nossa Senhora de Fátima como sua padroeira.

O passo seguinte foi adquirir um terreno que pertencia ao agricultor Laurí Molin e iniciar as tratativas para a construção de um centro comunitário. O imóvel foi comprado com o apoio da Paróquia e dos próprios moradores.

Com o passar do tempo também foi constituída a Associação de Moradores que muito contribuiu para o desenvolvimento comunitário.

Houve a construção do centro comunitário com o apoio da Prefeitura Municipal. O espaço também era utilizado para as celebrações religiosas. Mas o anseio de todos era ter um espaço próprio paras as celebrações que agora se tornou realidade.


Enquete