Jornal A Semana

Conheça um pouco da história da Capela São José de Linha Vitória (Ouro)

  • Douglas Varela
  • 07/11/2016 07:44
134142443758204d7c82ae37.81937505.jpg

 
Segundo relatos de pessoas que residem há mais tempo na comunidade de Linha Vitória, foram algumas famílias que fundaram a capela no ano de 1926, todas de origem italiana, vindas do Estado do Rio Grande do Sul. As familias são as seguintes: José Facim, João Pilati, Frederico Casagrande, João Penso, José Bruztolin, José Vaccari, Antonio Gubert, Tomás Pilatti, Vitório Cervelin, Guiuseppe Facim, Fernando Berna, Fioravante Pituco, José Variani, Alexandre Calegari, João Heldt, João Vargas e João Formentão.

De acordo com registros, as primeiras famílias ajudaram financeiramente na construção da capela com dinheiro ou com doação de milho.

O terreno onde se encontram as dependências da igreja, do centro comunitário, bem como o antigo cemitério foi doado pelas famílias de: José Bruztolin, José Vaccari e Antonio Gubert.

De acordo com os relatos, o primeiro nome da localidade foi Pinheiro Machado, em seguida, São José e por fim, Linha Vitória. Contam que os fundadores inicialmente participavam de atividades religiosas na comunidade de Nossa Senhora do Caravággio, hoje conhecida como Caravággio Velho.

Quando foi fundada a comunidade havia três possibilidades de local para instalação das dependências, ocorrendo uma disputa entre os fundadores para decidir onde ficaria. O grupo vencedor deu o nome de Linha Vitória, devido a vitória de sua ideia sobre as demais.

Quanto ao padroeiro da comunidade, foi escolhido São José pelo fato de que a maioria dos fundadores eram também carpinteiros e tinham devoção ao santo carpinteiro.

A primeira capela foi construída em madeira no ano de 1926, estando localizada onde hoje encontra-se o centro comunitário.

A segunda igreja foi construída também de madeira no ano de 1954 no local onde se encontra hoje a igreja de alvenaria. Esta foi edificada no ano de 1979, tendo formato hexagonal, porém, somente foi inaugurada no ano de 1985, na festa de 1º de janeiro.

Contam que algumas famílias doaram valores em dinheiro no ato da inauguração da capela, sendo que quem doou o maior valor foi nomeado como 1º padrinho e assim sucessivamente. Dessa forma, o 1º padrinho da igreja foi Ivo Brol e o 2º padrinho foi Valdomiro Savaris.

O primeiro centro comunitário foi construído em madeira, sendo substituído pelo atual pavilhão de alvenaria no ano de 1990, porém, a parte inferior foi finalizada alguns anos depois.

No ano de 1993 havia 55 sócios da igreja e 60 sócios do pavilhão. Já no ano de 2003 a comunidade contava com 65 famílias.

Atualmente a Capela São José de Linha Vitória possui 75 dizimistas e 57 famílias.

A comunidade conta com três catequistas e com 11 catequizandos, sendo realizados encontros todos os domingos uma hora antes da celebração.

Todos os domingos são realizadas celebrações, sendo que cada domingo é uma equipe de liturgia encarregada para animar os cultos, tendo no total quatro equipes de liturgia e uma equipe de cantos. Há também quatro ministros da eucaristia. Além da celebração dominical, a comunidade celebra os dias santos, tais como: Semana Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Dia de todos os Santos,

Natal e tríduo em preparação à festa da comunidade que sempre acontece no dia 1º de janeiro.

Umavez ao mês, conforme o cronograma da Paróquia, realiza-se a missa. Praticamente todas as famílias participam da Novena de Natal, se organizando por proximidade.

A comunidade conta com as seguintes pastorais: Dízimo, Catequese, Liturgia, Vocacional, Grupos de Reflexão e Capelinha e também com as seguintes entidades: Terceira idade, Clube de mães, Clube esportivo, Grupo de bochas, Coordenação do cemitério.


Enquete