Geral

CREMES DENTAIS DESSENSIBILIZANTES

  • Douglas Varela
  • 04/11/2019 07:01
3544181715dbff7311e0694.89629683.jpg

Devo iniciar essa coluna enfatizando que eles não serão a solução dos seus problemas.

Antes, vamos tentar entender o que causa a hipersensibilidade. Se já sentiu a indesejada pontada característica da sensibilidade nos dentes, saiba que isso não acontece apenas com você. Mas lembre-se de que há muitas causas comuns da dor de dente, além da sensibilidade, como cárie dentária. Trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo causada basicamente pelo desgaste ou perda do esmalte dentário, que é a camada “protetora” do dente. Essa camada é responsável por proteger a dentina, uma parte mais macia e interna, que se exposta irá diminuir o limiar de dor do paciente, causando o que hoje chamamos de Hipersensibilidade Dental.

O esmalte pode ser perdido por diversas formas, seja por fratura, por algum hábito nocivo do paciente como roer unhas, causado por uma condição do paciente chamada de bruxismo, aonde ele irá ranger os dentes, principalmente no período noturno em que ele não se encontra no controle de sua função. É importante ressaltar que esse esmalte perdido somente é recuperado por meios artificiais, não ocorre o aparecimento “espontâneo”.

Entrando agora no assunto dos cremes dentais, eles realmente podem ajudar na questão da sensibilidade, mas como já citado, não serão a solução do seu caso, eles podem sim fazer parte de um protocolo de dessensibilização de uma maneira complementar após a remoção ou modificação dos fatores etiológicos. Importante ressaltar que, cremes dentais não tem o poder de evitar a perda de esmalte e dentina, então a principal ajuda que eles podem oferecer é ocluir ou formar uma camada sob a dentina exposta.

Somente um dentista poderá confirmar se você apresenta sensibilidade dentinária. Caso esteja com algum problema dentário, sempre peça orientação ao seu dentista. Além de orientar sobre a frequência e o momento adequado de escovar os dentes e outros cuidados dentários. Se houver risco de desgaste ácido, peça orientação ao seu dentista e saiba como é a melhor maneira de fazer sua higiene bucal com estes alimentos e bebidas tão presentes na dieta dos dias de hoje.

 

 


Enquete