Legislativo

Denominação de acesso homenageia ex- primeira dama e diretora de cultura de Capinzal

  • Jorge Luiz Soldi
  • 04/12/2019 16:23
19106353245de8094fbb5685.01485027.jpeg

O Projeto de Lei do Legislativo  de autoria do vereador Lucas Antonio Dorini (MDB), com o aval dos demais pares da câmara de vereadores deu o nome de Dona Márcia Margarida Santos  acesso Cidade Alta, tendo seu início no final da Rua Antonio Macarini, no entroncamento com a Rua Erny Edgar Fleck, e seu término no final do perímetro urbano, saída para Campos Novos.  A denominação  é oriunda do projeto de lei 023/2019, que recebeu parecer favorável das comissões e foi aprovado por unanimidade.

"Uma justa homenagem a uma  pessoa que construiu  uma bela trajetória familiar, profissional e, ainda, de envolvimento social e ajuda ao próximo", disse o vereador Lucas Dorini.

Para o ex prefeito Carlos Alberto Santos, o Caleco, a homenagem à esposa, que faleceu em março, a família agradece a horaria e também considera justa a homenagem estendida a companheira de tantos anos.

Agora o projeto legislativo será encaminhado ao Prefeito Nilvo Dorini para que seja sancionado e o Acesso Cidade Alta passe a se chamar de “ Acesso Dona Marcia Margarina Santos.

Márcia Catalan, nasceu  em 16 de março de 1947, no município de Rio Negro, estado do Paraná. Filha de Antonio Moacyr Catalan e Maria de Lurdes Catalan.
Veio ainda muito jovem para Santa Catarina, com seus pais, onde residiu em Concórdia, após foi para Barra Fria no município de Erval Velho, e finalmente veio residir em Capinzal, sempre acompanhando seu pai, o qual, na época era fiscal do SIF- Serviço de Inspeção Federal, nos Frigoríficos da Sadia, em Concórdia, posteriormente no Frigorífico Dall´Oglio, em Barra Fria e no Frigorífico Indústrias Reunidas Ouro, em Capinzal. Neste período estudou no Colégio Santos Anjos, em Porto União - SC, e no Colégio Mater Dolorum de Capinzal, sendo que desde tenra idade estudava nestes colégios em regime de internato, onde concluiu o neste período o ensino fundamental.

Casou-se com Carlos Alberto Santos em 15 de maio de 1965, na cidade de Capinzal onde residiu até a data do seu passamento (24/03/2019). Do matrimônio, nasceram Marco Antonio Santos e Alexandre Henrique Santos, os quais casaram com Eliane Bianchi e Claudia Cristina Viali, respectivamente. Dona Márcia foi a primeira Dama do Município de Capinzal nos anos de 1970 a 1973. Ela retomou  os estudos onde concluiu o Curso de Secretariado no CNEC e posteriormente graduou-se em Pedagogia pela UNOESC. Foi professora de 1ª a 4ª séries na Escola Básica São Cristóvão, tendo sido Professora e Diretora no CNEC e Professora Substituta na APAE - Capinzal e Escola Básica Belisário Pena. Ainda, lecionou no NAES – Escola de Jovens e Adultos e foi Conselheira Tutelar de Capinzal por vários mandatos. Foi Diretora da Cultura do Município de Capinzal nos mandatos do  Prefeito Sr. Irineu Maestri, e na Gestão anterior do atual Prefeito Nilvo Dorini.  Como diretora de cultura Foi a organizadora do Primeiro evento de comemoração do aniversário de Capinzal onde foi servido bolo e Chester, tradição esta que se mantém até hoje. Instituiu e organizou os grupos de idosos nos Bairros e Interior de Capinzal. Reorganizou e revitalizou a Banda Municipal, Escola Municipal de Música, Corpo Coreográfico da Banda Municipal e Biblioteca Municipal. Membra ativa da APAE, onde organizou juntamente com a Equipe de voluntários, várias Noites Italianas, além de várias promoções em benefício da entidade. Foi presidente do LIONS Clube de Capinzal, onde foi filiada e atuante até o dia do seu falecimento.


Enquete