Coronavírus

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é marcado por atividades em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 02/04/2019 06:19
6463275365ca35da2958595.03330963.jpg

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (02), é marcado por mobilizações em diversas partes do mundo. Um Grupo de Mães da Família “Autismo” de Capinzal e Ouro realiza uma atividade especial na Praça Pedro Lélis da Rocha, ao lado da Rodoviária.

Clarice Schwingel, mãe de Rodrigo de 26 anos que é autista, explica que entre as ações, está ocorrendo a distribuição de material orientativo, produção de cata-ventos e brinquedos infláveis. A programação iniciou às 9h e se estenderá até o final da tarde.

Workshop

Na noite desta terça-feira (02) será realizado um Workshop sobre o autismo no Labarra Gastrobar. A programação inicia às 19h30 e os participantes são convidados a levar um quilo de alimento não perecível.

Conscientização

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

 

 


Enquete