Jornal A Semana

ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL

  • Douglas Varela
  • 29/09/2016 09:56
178479937157ed0f96488c78.66915454.jpg

Nos dias de hoje seria impossível pensar em um mundo sem o uso da energia elétrica, seja para tomar banho, iluminar, carregar celular, entre outras atividades. Desse modo, o ser humano, com o passar dos anos, foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Atualmente há várias fontes para adquirir energia, divididas em fontes de energia renováveis e não renováveis.

As fontes renováveis são aquelas provenientes de recursos naturais que possuem capacidade de renovação. São também chamadas de fontes de energia ecológica, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. São exemplos: energia solar, eólica (ventos), hidráulica (rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor) e mareomotriz (ondas do mar).

Por outro lado, as fontes de energias não renováveis têm recursos teoricamente limitados e dependem de processos em escala de tempo geológica para se tornarem disponíveis. Como exemplo: carvão mineral, petróleo, gás natural, energia nuclear, xisto betuminoso entre outras. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma gerar impactos ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas.

Hoje o crescente consumo de combustíveis não renováveis para atender a demanda energética faz com que seja imprescindível propor novas alternativas baseado na poupança energética e na implementação das energias renováveis.


Enquete