Jornal A Semana

ENTÃO CORRE PRA VER... 2020 VENCER

  • Douglas Varela
  • 24/12/2019 07:25
13540496495e01e812ab28b0.91529885.jpg

Perguntei ao meu Anjo Quatro Patas qual seria a mensagem mais bela para terminar 2019 e desejar as boas-vindas para 2020. Ele, que não é de fazer barulho, colocou a pata esquerda no meu braço direito e fixou meus olhos. Afaguei a cabeça e lhe disse:

― Ah não faça segredo, diga logo o que devo dizer para que 2019 se sinta agradecido.

Sentou-se e apoiou as duas patas da frente no meu pescoço. Abracei-o com afagos.

― Já sei, vou dizer assim, veja o que acha: “2019, apesar de todos os percalços, a morte não chegou para nós, estamos vivos. Obrigada ano presente, “passado”, vivido. Abraço.

Mas algo da frase não fez sentido para o Anjo. E entende de tudo. Perguntei-lhe:

― Meu Lindo, o que foi? Que cara é essa de ponto de interrogação? Ah, já sei, não está acostumado com o termo percalço. Pois bem, isso é quando um Anjo Quatro Patas, por exemplo, sofre por ser abandonado nas ruas ou levado bem longe e largado em lugar deserto, sem comida, sem água. Bem, isso é mais que um percalço, é crueldade, é dor.

Ao me ouvir falar de jeito triste, traduzindo pormenores, me abraçou de novo, abraço de quem entendeu, talvez porque também tenha sido abandonado numa estrada...

― Está bem, Anjo Quatro Asas... ops, Patas. Então vamos agradecer a todas as pessoas que em 2019 adotaram animais, ajudaram pessoas necessitadas, estimularam crianças e adultos à leitura, em busca de um mundo novo, trabalharam duro, fizeram poesias e contos, mandaram mensagens despertando consciências. Contente agora, Lindo?

Sensível como é, não achou outro jeito do que abrir aquele sorrisão e estender a pata.

― Então 2019 e todas as pessoas que nos ajudaram já estão agradecidas, não é Anjo Quatro Patas? Mas que mensagem vamos enviar ao ano que vai nascer, 2020, muito sol bom?

Ele foi até o prato de comida e colocou as patas dentro dele dando batidinhas.

― Mensagem de que 2020 traga emprego a quem não tem e todos tenham comida?

Bateu o pote e o arrastou para perto da plantinha verde, de cheiro bom. Como gosta.

― Que germinemos sementes, comamos folhas verdes, e que o mundo seja verde?

Televisão ligada, Jorge assiste a um documentário. Trata de espécies em extinção, sofrimento animal para fornecer carne. Ai, ai, o Anjo Quatro Patas não gosta do tema, pressiona a cabeça no joelho dele.

― O que foi agora? Não, não, ninguém vai matar você para comer sua carne, não.

Ele mostrou com a cabeça aquelas imagens, como se perguntasse: “E eles?”

― Pedir para não matar também os outros animais?

Correu pela casa, feliz. Como é simples – pensei - interpretar e seguir seu comando...

― Então você acha que 2020 será bom se houver maior interação entre pessoas e animais e entre todas as pessoas, respeitando as diferenças de cada um?

Pediu Skank, “Um dia qualquer”, gosta do verso “ ”.

“Corre pra ver”, “faça pra ver” algo bom, com generosidade. Eu acredito. E, claro, agradeço o carinho recebido de quem me acompanha neste espaço. Desejo a todos que o Ano Novo seja sol de paz e fraternidade, e colhamos sementes da felicidade universal. Feliz 2020!

 


Enquete