Jornal A Semana

ESCAVAÇÕES

  • Douglas Varela
  • 19/10/2017 11:12
195778289659e8a4c6b9b3f5.76232651.jpg

A NR 18 do ministério do trabalho e emprego, trata sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, possui no seu item sexto informações pertinentes sobre escavações, entre os itens existentes na norma, pode-se citar:

18.6.3. Os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado.

18.6.4. Quando existir cabo subterrâneo de energia elétrica nas proximidades das escavações, as mesas só poderão ser iniciadas quando o cabo estiver desligado.

18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

Significado de taludes é o plano inclinado que limita um aterro. Tem como função garantir a estabilidade do aterro, quando artificial e quando natural é aquela inclinação que encontramos nas encostas e montanhas

18.6.6. Para elaboração do projeto e execução das escavações a céu aberto, serão observadas as condições exigidas na norma NBR 9061/85 - Segurança de Escavação a Céu Aberto da ABNT.

18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5.

18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

18.6.11. As escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro.

18.6.12. Os acessos de trabalhadores, veículos e equipamentos às áreas de escavação devem ter sinalização de advertência permanente.

18.6.13. É proibido o acesso de pessoas não autorizadas às áreas de escavação e cravação de estacas.

A NBR 9061/85 que trata sobre Segurança de escavação a céu aberto, possui um total de 31 páginas, onde traz diversas informações e obrigações sobre escavações, o item decimo primeiro dessa norma fala sobre as Medidas de proteção aos operários, onde são abordados os seguintes temas: Tráfego na área de escavação; Andaimes; Escadas, passagens e rampas; Instalações elétricas; Proteção individual.

Escavações são sempre perigosas. Antes, de iniciar uma escavação converse com o seu responsável técnico, todo cuidado é pouco quando se fala de segurança. E lembre-se, basta um segundo para ocorrer um acidente.

 


Enquete