Religião

Festa Senegalesa em Capinzal, homenageia líder pacifista

  • Jorge Luiz Soldi
  • 27/10/2019 18:22
13941457645db60c3039b975.76722403.jpeg

A comunidade de senegaleses de Capinzal exaltou neste domingo (27) o “Grand Magal de Touba”, celebração religiosa muçulmana tem como principal objetivo homenagear Cheikh Ahmadou Bamba, principal líder religioso do Senegal, país localizado na África Ocidental. O evento reuniu os imigrantes e foi realizado no salão comunitário do Loteamento Parizotto, na cidade alta. A festividade teve início por volta das 08:00hs e segue até as 21:00hs.

Anualmente, milhões de muçulmanos da "Irmandade Muride", ordem religiosa islâmica, se encontram na cidade de Touba, no Senegal, para comemorar o dia sagrado em sua religião. A celebração é chamada de Grand Magal de Touba e muitos fiéis vão até a maior mesquita do país fundada pelo Cheikh Ahmadou Bamba, e fazem suas orações.

A data é celebrada em todo o mundo e para apresentar a cultura do país aos brasileiros, os senegaleses abrem a festividade para convidados como ocorreu neste domingo em Capinzal.

Os imigrantes se vestem com trajes típicos do país e fazem as devidas orações durante todo o dia para agradecer pela vida do líder religioso. Para os convidados, são oferecidos café da manhã, almoço e jantar com sabor do Senegal. Tudo é preparado pelo grupo de imigrantes e a fartura é presente. Comidas apimentadas, refrigerante, suco e água podem ser consumidos por quem participa da celebração. Álcool, assim como cigarro, não são consumidos por eles.

Segundo um dos organizadores deste encontro dos  Senegaleses de Capinzal, Lamine Seck, esta não é a primeira  edição do evento em Capinzal  e reuniu todos os  imigrantes ao longo do dia. “A gente quer que os Capinzalenses possam conhecer um pouco da história da nossa religião muçulmana. O Cheikh nos libertou da escravidão e a data de sua volta do exílio é muito sagrada para os senegaleses”, conta.


Enquete