Jornal A Semana

GRATIDÃO ESTÁ NA MODA!

  • Douglas Varela
  • 15/04/2017 08:37
41279660558f2060f2d5a17.11525922.jpg

Assim como eu você também já deve ter lido e ouvido inúmeras vezes a palavra Gratidão! Mas será que de fato sabemos o que significa, e o peso que essa palavra carrega? Julgo que em alguns casos a gratidão é usada de forma superficial, só porque está na moda... Na prática ser grato é perceber naturalmente os benefícios que recebeu e saber reconhecer o que fizeram a seu favor. Quando você recebe uma ajuda, direta ou indiretamente, e consegue creditar no gesto de bondade.
A gratidão deveria ser um sentimento nato, exalado pelo ser humano. Ações de gratidão deveriam permear com mais frequência às relações, senão espontaneamente, pelo menos, por educação. Saiba que ninguém é obrigado a facilitar a sua vida; Ninguém precisa adivinhar o que precisa. Então tenha gestos de nobreza, reconheça quando recebe algo e procure sempre retribuir.
Vale aqui ressaltar que não é necessário ajoelhar, fazer mil discursos e recompensas. Ás vezes basta um muito obrigado sincero, ou quem sabe, uma oração com fé. É importante que a pessoa reconheça sua gratidão, não para alardear, mas para reforçar a importância de estender a mão, deixar o egoísmo de lado e preocupar-se com o bem estar do outro, e não cuidar apenas da própria sombra. Muitas vezes favorecer e auxiliar alguém demanda do seu tempo, do seu empenho e é preciso persistência para agir sem anseio de receber algo em troca, gestos despretensiosos são os mais belos. E a gratidão de quem as recebe é o “pagamento” mais justo que podemos receber.
Englobo aqui a magnitude da solidariedade, independente das ações serem grandiosas ou minúsculas, elas se dissipam e criam asas, geram uma corrente de bem. Em todas as fases da vida é possível despertar para a gratidão em pequenos gestos e grandes atitudes! A ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo.
Sinta-se enobrecido e seja grato por tudo que recebe. Gratidão de coração!


Enquete