Jornal A Semana

INEVITÁVEL É O PRAZER DE ESCREVER

  • Capinzal FM
  • 07/12/2018 09:18
1665287755c0a5793a91315.71685208.jpg

Em minha estadia em Ouro-SC, venho encontrando pessoas que gostam de ler, mas principalmente de escrever. Exemplos são Daniela Buselato e Euclides Riquetti. Conheço a família de Daniela, da comunidade de Novo Porto Alegre (Ouro-SC), exemplo de dedicação comunitária e de valorização da história local. Conheço Euclides, amigo do meu pai, autor de palavras bem colocadas em qualquer tipo de texto.


Você leu em algum lugar o título “Inevitável”? Ou, quem sabe, a frase: “A dor e o prazer são linhas tênues, andam lado a lado...”? Pois bem, foi a partir do livro de Daniela, para a qual o amor só pode ser desvendado se vivido. Livro publicado em 2016 pela editora Hope.


O amor e a poesia têm diversas linguagens. Daniela escolhe a linguagem do calor dos encontros amorosos. O livro faz parte da trilogia erótica Inevitável. No primeiro capítulo, menciona o furacão Willian que deixara o coração da jovem arrasado. Mas é pelo Eduardo, primo dele, que ela passa a se interessar: “O contato da sua pele na minha me proporcionou ondas de prazer e arrepios” (p. 31).


Você navegou em páginas da internet e viu o “Blog do Riquetti”? Ou, talvez, ficou interessado pelo título “quando o pássaro quebra suas asas?”, entre outros inúmeros poemas, poesias, textos sobre o contexto regional e local? Com certeza leu que “o mundo dos sonhos é mais seguro/ seguro é o sonho do poeta/ Tanto no claro como no escuro/ sempre lhe dará a rota certa”.


Mas poemas e poesias não ficam longe da realidade histórica e turística, para Riquetti, como indica o texto “Turismo – sua grande importância para a economia das cidades”, chamando a atenção para o seu valor regional, com dicas teóricas e práticas. Conta histórias de antepassados, cita lugares, relata fatos regionais.

Em “Inevitável”, há o “gosto das palavras, dos seus significados ambíguos, as entrelinhas” (p. 71) o fato de estar queimando de desejo (p. 79). Em “Blog do Riquetti, se reflete o resultado da realização de “tarefas múltiplas [..] e o abuso da criatividade”.


Você gostou? Para saber mais, visite o site da editora Hope e o Blog do Riquetti.

Escreva você também uma história da família, da comunidade ou algo secreto... e depois me conte.


Enquete