Coronavírus

LACEN descarta caso dado como positivo de Coronavírus de Capinzal

  • Marlo Matielo
  • 11/05/2020 17:46
18868489675eb9ba2231fdc7.86229799.jpg

A Secretaria de Saúde de Capinzal publicou no final da tarde desta segunda-feira, dia 11, uma nota de esclarecimento descartando o caso positivo de Coronavírus que havia sido anunciado na semana passada. A informação está baseada no resultado do exame realizado pelo LACEN em Florianópolis. 

Capinzal, portanto, não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA DA SAÚDE DE CAPINZAL 

A Secretaria da Saúde de Capinzal vem fazer o seguinte esclarecimento relacionado ao resultado do exame da paciente, divulgado no último dia 5 de maio, como o primeiro caso positivo de Covid-19 de Capinzal: 

O teste rápido realizado no dia 2 de maio, em um laboratório privado do Município, foi coletado 4 dias após o contato da paciente com a pessoa de outro município com teste positivo, sendo que no teste rápido, apresentou resultado positivo. 

No entanto, a Nota Técnica 2/2020 e as demais orientações do Ministério da Saúde, dispõem que o Teste Rápido deve ser realizado somente após o 7° dia de sintomas. 

Por outro lado, o teste RT-PCR foi coletado no 3° dia de sintomas da criança, no dia 4 de maio, em consonância com as recomendações do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina - LACEN e apresentou resultado negativo. 

Ressaltamos que, assim como todo exame laboratorial, possíveis interferências e limitações do teste devem ser levadas em conta quando da sua interpretação. Seus resultados devem ser analisados junto ao período de coleta, quadro clínico-epidemiológico, exames de imagens e outros exames laboratoriais confirmatórios. 

Diante disso, o exame será considerado NEGATIVO pela Secretaria de Estado da Saúde e, em consequência, pela Secretaria da Saúde de Capinzal. 

Capinzal-SC, 11 de maio de 2020 

Kamille Sartori Beal

Secretária da Saúde

Enquete