Jornal A Semana

LAVAR OU HIGIENIZAR AS AS MÃOS

  • Douglas Varela
  • 01/04/2020 16:10
1257053415e84e75215fc61.76563075.jpg

Um hábito simples, que é um dos principais cuidados em termos de saúde.

A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por todos, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa, manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. O termo “lavagem das mãos” é melhor substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento, engloba tanto o uso de água e sabonete quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).

Usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microorganismos. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias. Há ainda os que preferem borrifar álcool comum nas mãos, isso não é recomendado, pois pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias. As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida.

Ter as mãos limpas é tão importante para a saúde que tem até uma data dedicada a isso: o Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado sempre no dia 15 de outubro. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos, lavar as mãos é ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Além higienizar as mãos, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas: Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Mas como higienizar de forma eficiente? Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos.Para a higienização com água e sabonete ou com preparações alcoólicas ser de fato efetiva, é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos

1. Molhe as mãos com água.

2. Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.

3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si.

4. Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas.

5. Enxague bem as mãos com água.

6. Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

 


Enquete