Jornal A Semana

LEMBRETE

  • Douglas Varela
  • 24/12/2019 07:41
11756250905e01eb67c0bba6.36016200.jpg

Quando um ano está para encerrar, achamos a oportunidade de refletir sobre as decisões tomadas durante esse período, muitas delas tomadas de forma consciente, muitas delas por impulso e ambas com certeza vieram com consequências. Essas consequências podem se tornar um aprendizado, mas não devem ser um sinal de martírio. Acredito que devemos chegar ao dia 31 de dezembro felizes com a pessoa que conseguimos ser em 2019, os momentos que sorrimos junto dos nossos mais próximos e como o que realizamos conseguiu ajudar aqueles que precisavam. Se puder fazer uma sugestão, devemos tentar mudar diariamente em pequenos atos, em adquirir novos hábitos, esses novos hábitos irão nos preparar e nos deixar prontos para as mudanças que queremos, assim é tanto em nossa vida profissional como nossa vida pessoal, afinal, ambas não estão assim tão afastadas.

Tratando de Odontologia, devemos lembrar sempre as consultas de rotina, feitas entre 3, 6 ou 12 meses, havendo uma especificidade para cada caso, onde esse tempo pode se alterar para mais ou menos. Nessa consulta de rotina, uma conversa inicial com o paciente é essencial, o paciente conseguirá expor suas necessidades, suas dúvidas e é fundamental para a relação de confiança que deve existir entre paciente e profissional. Procuramos saber quais são os hábitos do paciente em relação sua higiene bucal ou seus hábitos de alimentação ou ingestão de bebidas. São também avaliados todos os tecidos moles envolvidos no meio bucal, sendo eles língua, bochechas, lábios e gengiva. Após essa avaliação primária, os dentes serão avaliados, havendo a presença ou não de placa bacteriana, cálculo supra gengival, fraturas ou trincas nos dentes, necessidades de reparo ou substituição de alguma restauração já existente e a presença de alguma lesão cariosa, sendo ela observada se está ativa ou inativa.

Caso exista a necessidade, realizamos a profilaxia dentária, comumente chamada de limpeza, mais que termos uma boca bonita devemos ter uma boca saudável e aí entra esse procedimento. Durante essa etapa será removida toda placa e cálculo presentes que poderiam promover uma situação de desequilíbrio gengival e, consequentemente uma gengivite (inflamação da gengiva, onde ocorre sangramento e irritação), prevenção de uma possível situação de mau hálito.

Associando essas consultas de rotina ao dentista com cuidados caseiros como a escova e fio dental, com certeza suas futuras visitas ao Dentista serão mais tranquilas, além de seus gastos se tornarem menores pois a prevenção sempre é mais barata que resolver um problema em estagio avançado de doença.

O Consultorio Odontológico Dr. André Carelli deseja a todos um excelente final de ano e que consigamos entrar em 2020 em paz.


Enquete