Religião

Linha Sagrado Coração de Jesus comemorou o seu centenário com grande festa

  • Jardel Martinazzo
  • 03/06/2019 08:30
8869145285cf500db7c4663.35961014.jpg

A comunidade de Linha Sagrado Coração de Jesus, interior de Ouro, realizou no domingo, dia 02 de junho, a festa dos 100 anos de fundação. O evento reuniu um grande público que foi recepcionado com um café da manhã. O principal momento foi a Santa Missa, celebrada pelo frei Everton Jiupato e o Bispo Diocesano Dom Mário Marquez.

Antes da celebração, Laudemir José Rech, membro da organização e descendente dos colonizadores, apresentou o histórico, desde a chegada dos primeiros moradores em 1919, imigrantes italianos que vieram da serra gaúcha, os desafios que tiveram com o passar dos anos, até os dias atuais. A fé sempre esteve presente, mas a primeira capela foi construída apenas em 1921.

“Um momento especial para a comunidade, para a igreja e para mim como Bispo atual da Diocese de Joaçaba, vindo para um evento como esse, que merece todo o nosso apoio e celebração possível de ação de graças a Deus. É uma comunidade viva, participante e que preserva os valores familiares, cristãos, de fé e humanos”, destacou Dom Mário.  

Ao término da Santa Missa ocorreu o descerramento de uma placa, instalada em frente à capela, que simboliza o centenário da comunidade. Em seguida foi servido o almoço e durante a tarde teve homenagens e ficou exposto um mural de fotos com vários momentos de quem fez e faz parte da história de Linha Sagrado Coração de Jesus.    

Márcio Rech, coordenador da comunidade, comemorou o sucesso do evento e aproveitou para agradecer todos que prestigiaram e colaboraram com a organização. Ele destacou que por se tratar de um momento histórico, a presença do Bispo Diocesano na celebração abrilhantou ainda mais o evento.  

História

A história da comunidade tem início quando da chegada dos imigrantes italianos nos municípios da serra gaúcha. No ano de 1919, algumas destas famílias vieram se instalar nesta comunidade, que mais tarde passaria a se chamar de Linha Coração de Jesus.

As primeiras famílias a chegarem foram: Francisco Luiz Savanhago e João Lazaroto. Logo depois viram as famílias de Albino Andrioni, Arcanjo Andreoni e Pedro Vergani.

A pesar de toda religiosidade, a comunidade não tinha uma capela, por isso os encontros e as celebrações eram feitas no moinho do senhor Francisco Luiz Savanhago, que ficava próximo a sua atual residência.

Quando a comunidade decidiu construir uma capela, dependia da autorização do sacerdote, que em 1920, passou acompanhar a comunidade, mas que só conseguia se fazer presente de seis em seis meses, vindo de União da Vitória, e o mais interessante é que não era agendada as visitas.

Quando o Padre chegava, alguém ia a cavalo, de casa em casa, comunicar da celebração. Mais tarde a comunidade adquiriu um sino, na verdade um pedaço de trilho de trem, pendurado em uma árvore e tocado com martelo, comunicando de teria algo na Capela.

Em 1946 foi adquirido e concedida a benção ao sino de bronze, tendo como primeiro (1º) Madrinha - Josefina Mosquem; segundo (2º) padrinho João Reck Sobrinho.

Na celebração seguinte, foi autorizado e escolhido o terreno, sendo o mesmo até hoje. Por ficar mais ou menos no centro da comunidade. Porem um novo problema; esta terra pertencia ao Senhor Antônio Reck, que residia em Caxias do Sul - RS. O Srs. Francisco Savanhago e João Lazaroto, foram até Caxias, a cavalo, pedir autorização para o Sr. Antônio.

Em 1921, foi então inaugurada a primeira (1º) capela da comunidade e uma das primeiras do interior do município. A capela ficava onde se encontra hoje o campo de futebol. Porém, a comunidade não tinha nem um dos paramentos para as celebrações. O padre passou a lista de tudo que precisava e os Srs. Francisco Savanhago e João Lazaroto, retornam a Caxias do Sul, a cavalo, para comprar, pois na região não tinha. 

A comunidade se desenvolvia e sua população aumentava, a capela, tornou-se pequena. Até que em 1931 foi construída uma nova capela, também de madeira, no mesmo local onde se encontra a atual.

Nesta época, o Senhor Francisco Luiz Savanhago, doou à comunidade, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que veio de trem de Caxias do Sul até Capinzal e trazida de carroça até a comunidade, sendo recebida com grande festa.

Em assembleia a comunidade decidiu chamara a comunidade de Sagrado Coração de Jesus tendo o mesmo como seu padroeiro.

Mais ou menos no ano de 1971 iniciou-se a construção da terceira (3º) capela. Sendo inaugurada no dia 15 de abril de 1979. Nestas épocas era costume escolher padrinhos para as obras, feito através de doações. A maior doação, seria primeiro padrinho e assim subsequentes. Os padrinhos desta capela são: 1º padrinho - Valdir Bonato; 2º madrinha - Anita Colombo; 3º padrinho - Hilário Helt.

Assim a comunidade de Linha Sagrado Coração de Jesus dá continuidade a sua história resgatando suas origens, escrevendo novas páginas no intuito de deixar, para as futuras gerações, uma comunidade ainda melhor, uma comunidade, atuante, capaz de manter viva a fé, os valores e os laços familiares.


Confira abaixo a celebração da Santa Missa e homenagem aos 100 anos da comunidade:

 

Fotos: Douglas Varela


Enquete