Geral

Linha São Paulo sediou o V Encontro da Família Capeletti

  • Douglas Varela
  • 16/02/2020 08:00
13188662885e48031ca9de58.33342920.jpg

A comunidade de Linha São Paulo sediou no domingo, dia 01, o V Encontro da Família Capeletti. O objetivo foi celebrar a memória do casal José e Rosa Capeletti e integrar os seus descendentes.

A programação iniciou pela manhã com a recepção aos visitantes. Logo em seguida foi celebrada a Santa Missa pelo Frei Nelvio David Colle. Ao meio dia foi servido o almoço a base de churrasco. E a tarde, no encerramento, o tradicional amistoso de bocha entre irmãos e cunhados e música ao vivo para todos os participantes.

Todos os encontros da família foram realizados no município de Ouro. Os primeiros na comunidade de Novo Porto Alegre e os mais recentes em Linha São Paulo.

História

Por volta do ano de 1910, o casal José e Rosa Capeletti, em busca de um futuro promissor, partiu de Santo Ângelo (RS), com seus três filhos pequenos – Alberta, Fortunata e Aquiles – e após vários dias andando de trem e de carroça chegaram à comunidade que hoje se denomina em Linha São Paulo, interior de Ouro, e se instalaram nas terras que hoje pertencem ao senhor Agenor Capeletti e família.

Os desbravadores trouxeram na bagagem algumas roupas, ferramentas, uns poucos quilos de mantimentos, mas muita vontade de prosperar e dar uma condição melhor de vida para seus filhos. Trouxeram ainda aquilo de maior valor que existe numa família: o amor, a dignidade e o respeito. No município de tiveram outros cinco filhas: Adelina, Delma, Maria, Irma e Severina.

Aquiles, único filho homem de José e Rosa, casou-se em 1936 com Adelina Zanol. O casal teve 11 filhos – 05 mulheres e 06 homens - os quais se reuniram na comunidade natal de Linha São Paulo para juntos confraternizar e festejar.

Os filhos de Aquiles e Adelina são: Lourdes, Zulma, Nair, Pedro, Anísio, João, Agenor, Selvino, Analdete, Anadir e Osmar. Compõe a família atualmente: 29 netos, 27 bisnetos e 04 tataranetos.

 


Enquete