Jornal A Semana

Locadora Vídeo Mania encerra atividades após três décadas

  • Douglas Varela
  • 03/08/2019 08:00
7613885685d441f91588870.89012895.jpg

Por algumas décadas elas foram consideradas um bom negócio para os empresários que souberam combinar qualidade do acervo e atendimento com conhecimento do mundo cinematográfico. Nos referimos as locadoras que nos dias atuais vivem uma difícil concorrência com a internet. A baixa movimentação de clientes fez com que algumas encerrassem as atividades.

Um exemplo disso ocorreu com a Locadora Vídeo Mania, que no mês de abril colocou um ponto final em sua história de 31 anos. Localizada na Rua Presidente Nereu Ramos, em frente a Eletrônica Bebber, dos mesmos proprietários, a empresa surgiu com o propósito de profissionalizar o atendimento e oferecer um acervo de qualidade.

O sócio proprietário, Rafael Bebber, lembra que outra motivação foi quando a família soube do fechamento do cinema, que funcionava próximo a ponte Irineu Bornhausen. Sendo uma cidade interiorana, e até mesmo pelo apreço do mundo cinematográfico, decidiram fazer o investimento. A aposta deu certo.

Rafael conta que no auge do negócio, houve finais de semana com cerca de 500 locações, principalmente na época de chuva e frio. Para atender a demanda, a locadora chegou a contar com quatro funcionários permanentes. Ainda na época das fitas VHS (Vídeo Home System) a concorrência era com os filmes piratas.

Uma importante mudança ocorreu a partir da chegada dos DVDs em 1998, que trouxe ainda mais qualidade de som e imagem aos filmes e depois o Blu-ray. A nova mídia era capaz de armazenar volumes muito maiores de informação, permitindo que a indústria oferecesse filmes com imagens em alta definição e recursos extras bastante interessantes.

Com a chegada dos novos sistemas, problemas quanto as manutenções que era muito comum com as fitas VHS, acabaram diminuindo. Conforme a quantidade de uso, muitas fitas precisavam ser eliminadas, resultando em prejuízos. Rafael garante que nunca se pensou em lucrar com o negócio, a motivação era a paixão pelos filmes.

O empresário lembra que no final da década de 90 o Brasil chegou a contar com mais de 14 mil locadoras. Segundo dados da União Brasileira de Vídeo (UBV) em 2009 esse número caiu para 6 mil e hoje são menos de 4 mil em todo o país.

Rafael classifica como determinante para a decadência do ramo a chegada da internet que com ela aumentou a pirataria, dessa vez online e depois os streaming. Uma das plataformas mais famosas é a Netflix. Reconhece que essa nova tecnologia facilita o acesso dos usuários aos filmes sem sair de casa, mas no seu ponto se vista, não havendo uma regulamentação as mesmas poderão enfrentar concorrência com sites que oferecem downloads de filmes ilegalmente.

“Muitas pessoas preferem assistir um filme de baixa qualidade do que esperar chegar nas locadoras e até mesmo nas plataformas”, comentou Bebber.

O empresário finalizou dizendo que o principal legado que a Locadora Vídeo Mania deixa é de ter feito parte da história de muitas pessoas que através da empresa, tiveram momentos de entretenimento e confraternização.

 

Enquete