Jornal A Semana

Loteamento Novo Horizonte passa a contar com uma Central de Resíduos

  • Douglas Varela
  • 03/11/2018 10:02
3357286745bdd8eb8b4e871.83590178.jpg

Associação de Moradores desenvolve projeto pioneiro de reciclagem de lixo

A Associação de Moradores Nova Geração dos loteamentos Novo Horizonte e Poente do Sol e da comunidade de Chapada Verde promoveu uma atividade especial no último sábado, dia 27, para comemorar o Dia da Criança.

Foram disponibilizados brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha, pintura facial, picolé, presentes e um lanche especial. A atividade contou com a colaboração de moradores da comunidade, voluntários da BRF e do Projeto CONSEG Mirim.

Na oportunidade, com a presença de representantes da Administração Municipal de Capinzal, Câmara de Vereadores, BRF e patrocinadores, ocorreu a inauguração da Central de Resíduos. Um container doado pela empresa BRF que concentrará todo o lixo reciclável produzido pelas comunidades.

O projeto
A Central de Resíduos é resultado de um projeto de reciclagem, que iniciou em 2016, por meio da mobilização dos moradores em parceria com BRF, em prol do meio ambiente. Preocupada com o impacto ambiental, a Associação de Moradores buscou conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância da reciclagem.

No primeiro ano foram realizados encontros mensais com uma gincana de recolhimento de materiais recicláveis, pesagem e quantificação. Ao todo foram recolhidas e destinadas mais de 14 toneladas de lixo reciclável.

Em 2017, o projeto foi remodelado e passou a ter coletas semanais as sextas-feiras, no período da tarde, como é realizado atualmente.

Com apoio financeiro e alguns parceiros que acreditaram no projeto, destinando resíduos recicláveis, a Associação começou a colher frutos desse projeto. Em dois anos foi possível oferecer a comunidade um parque infantil, o cercamento da quadra de areia e uma cama elástica, que é disponibilizada nos eventos da entidade e quando solicitada pelos moradores.

Em 2018, a Associação de Moradores focou na instalação de numa central de resíduos oferecendo alternativas para os moradores que não tem espaço para este material e facilitar o recolhimento. A entidade teve como grande incentivador, a empresa BRF que doou o container.

Na iniciativa privada encontrou apoio para realizar as adequações necessárias. O container está preparado para receber papel, plástico, metal, caixas de leite, todos destinados para reciclagem. Também vai receber pilhas e baterias, óleo de cozinha, lâmpadas, vidros e lixo eletrônico.

 

 


Enquete